quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Da série Reflexões

Hoje posto aqui algo que busca algumas reflexões sobre alguns assuntos. Vou tentar ser o mais direto possível dentro de minhas possibilidades de escrita.

Vou começar com Terminal de Ônibus do Capão da Imbuia

É claro que como curitibano que sou, eu prefiro ir ao trabalho usando o transporte coletivo. E isso é uma opção mesmo, afinal de contas, se Curitiba já tem 1,2 milhão de veículos, 1 a menos rodando por dia útil já é alguma coisa.

Mas veja, é complicado. O terminal de ônibus do Capão da Imbuia há mais de 10 anos recebe gente de Pinhais, Piraquara e de outros terminais que recebem gente de mais um punhado de outros terminais e ainda de outros municípios.

É gente pra caramba. E estamos falando de um terminal projetado para o transporte coletivo de 1980! E o que a prefeitura tem feito? Bem, até agora, fez uma reforma para que consigam usar o terminal com ônibus maiores, mas para a capacidade, nada de efetivo. Haja vista que não existe mais espaço físico para ele crescer. Existir, existe, mas para a construção de um novo. E, se você pensa que as obras estão começando ou em andamento, não, as obras não estão sequer anunciadas.

Descaso total com a população e uma atitude que vai em desencontra com a campanha para todos utilizarem o transporte coletivo. É preciso refletir!

Outra reflexão é sobre Lula-lá enviar muitos milhões para o Haiti

OK! Todos sabemos que o Haiti que já era pobre, ficou ainda pior, afinal de contas, ninguém sequer esperava um terremoto tão avassalador. Mais de 150 mil são os números usados para contar os mortos.

Mesmo que fosse importante ajudar, de onde saiu o dinheiro que lula-lá mandou para o Haiti? Esse dinheiro estava sobrando no brasil? Foi retirado de contas secretas em paraísos fiscais? Afinal de contas, de onde saiu tanto dinheiro?

OK novamente! Mesmo que fosse importante ajudar o Haiti, é mais importante ajudar eles lá do que os desabrigados das cheias em Santa Catarina ano passado? Alias, o pessoal de SC resmunga até hoje pois parece que a verba que foi prometida ainda não chegou. E o que falar dos paulistas, paulistanos, e demais ferrados pelo clima aqui?

Ah sim, o Boechat comentou que isso é responsabilidade dos governos estaduais e tal, mas e o Haiti, agora é responsabilidade do Brasil?

O governo brasileiro está fazendo cortesias pois precisa do mundo para sobreviver. Precisamos de todos os aliados que pudermos – nossa industria precisa exportar para gerar empregos, precisamos de apoio financeiro para podermos manter a Amazônia e finalmente, passamos de uma nação atrasada de 3º mundo para um novo país onde os pobres recebem bolsas. Um viva, hoje somos uma nação em desenvolvimento...

Lula-lá 51, aqui também tem gente morrendo!

Mais uma: Comportamento Humano

Você, caro leitor, já notou que todos querem mudar o mundo mas na hora de lavar a louça ninguém que assumir? Pois é, ao longo dos últimos anos, estou reparando no comportamento de algumas pessoas que me cercam, não citarei nomes, mas dessas pessoas, 1 ou 2 fazem algo para mudar alguma coisa, mas o resto, não está nem aí para as ações, mas estão com o discurso prontinho...

Ontem conversei com um cara que não compra, não usa e é contra os ícones capitalistas como Coca-cola, MC Donald´s ou PizzaHut. Até aí, conheço uns montes que pensam assim. Mas detalhe, esse meu conhecido, ele não usa, não compra, não indica e muito menos aceita fazer uso. Comentei com ele que é justamente isso que precisamos, mesmo que de forma isolada – que as pessoas ou mudem o discurso ou o coloquem em prática, pois retórica por retórica, prefiro o silêncio.

A ultima – Clima e Jesus

Nas ultimas semanas, tenho me envolvido diretamente em várias discussões sobre as duas palavras acima. Com o passar dos dias, muitos argumentos foram falados sobre clima e sobre jesus.

Posso dizer uma coisa, discutir sobre clima e jesus é com discutir se um anjo é homem ou mulher. Não leva a nada, a não ser a você pensar. E quando você começa a pensar, percebe que tem que aderir a uma linha. Ou você é a favor da ideia do aquecimento e tudo que ele acarreta ou é contra tudo isso e acha que faz parte de uma teoria mundial interplanetária da conspiração. É isso mesmo, ou você acredita em jesus e faz sua oração e aceita tudo ou então, se conforma com o fato de que somos apenas um amontoado de moléculas que anda, fala e desrespeita o próximo, mesmo que seu irmão e ainda por cima, vai apenas morrer e virar pó. Pó não, né, viraremos esterco...

Bom, foram apenas algumas reflexões. Participe desse blog, escreva seu comentário, se quiser um espaço aqui, pode até ser, mas para isso, eu e o Dudu conversaremos...

Comente, critique, ataque, defenda... Valeu a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!