domingo, 28 de fevereiro de 2010

A quem interessar possa

Pensando em compreender o que se passa bem diante dos nossos olhos, nos inscrevemos neste curso. Recomendo a todos (jornalistas) que pretendem realmente conhecer o seu município a fundo.

Segue o texto que recebi em meu email profissional:

TCE oferece curso de capacitação para jornalistas

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná, por meio da Escola de Gestão Pública e da Diretoria de Contas Municipais, está oferecendo um curso gratuito de capacitação para profissionais de imprensa. Com carga total de 9 horas/aula, o objetivo é familiarizar os jornalistas com estatísticas e indicadores das finanças municipais, facilitando o entendimento do tema e aprimorando o controle social das contas públicas. O curso será ministrado entre os dias 9 e 11 de março próximo, na sede do Tribunal, no Centro Cívico, em Curitiba. As vagas são limitadas.

O curso é dirigido a editores, repórteres, pauteiros, redatores e assessores de imprensa. Vai abordar temas que vão desde a natureza das funções do TCE até aspectos técnicos da execução orçamentária dos municípios, tratando de conceitos específicos da contabilidade pública. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Tribunal: www.tce.pr.gov.br, no link EGP Eventos.

“O Tribunal está executando um projeto para aprimorar a transparência das ações públicas dos municípios. Para que os dados cheguem à população, a sociedade precisa contar com profissionais de imprensa aptos a traduzir os números apresentados em informação clara e precisa”, observa Jorge Khalil Miski, analista de controle do órgão e um dos responsáveis pela organização do curso.

O conteúdo programático está dividido em quatro módulos: “O Monitoramento das Ações Públicas dos Municípios”; “Municípios: Abrangência Institucional e Tipologia”; “Aspectos Econômicos e Contábeis”; “Análise do Perfil dos Municípios do Paraná segundo Faixas Populacionais”. Durante os três encontros, sempre no período da manhã, serão apresentados conceitos como Sistema de Monitoramento, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Fontes de Recursos, Despesas e Receitas Orçamentárias, Conversão de Valores, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!