segunda-feira, 5 de abril de 2010

Não compre pinhão!

O Diário Leite Quente tem se notabilizado na imprensa paranaense (hahahahahahahahahahahahahahah) por levantar bandeiras em defesa de seus princípios. Foi assim contra o absurdo dos preços da gasolina, das bebidas em churrascarias e contra a corrupção na política. Dessa vez quero falar sobre algo que me incomoda muito, mesmo sem eu ter tido muito embasamento.

Indo para Prudentópolis para mais uma páscoa ao lado da familia da minha patroa, mais uma vez, me deparei com algo que considero um absurdo, mesmo considerando que os autores desse absurdo podem apenas estar lutando para garantir sua sobrevivência. Em vários pontos da rodovia, entre Ponta Grossa e Prudentópolis, sacos com pinhões frescos eram oferecidos para os motoristas.

Eu, como bom paranaense, sou um grande fã da semente do fruto das Araucárias. Mas me parece errado comercializar e comprar os pinhões nessa época do ano. Esta muito cedo ainda. É fato que com o objetivo de lucrar, muitos tiram as pinhas cedo demais e evitam o completo desenvolvimento do fruto. Isso quer dizer, em miúdos, que para se catar meia dúzia de pinhões os caras desmancham uma pinha inteira.

É errado isso. O auge dos pinhões acontece em maio e junho. Forçar a colheita para ganhar uns trocados (muitos trocados, afinal o preço cobrado pelos caras agora é altíssimo) realmente não me parece certo. A cada ano vemos menos pinhões à venda e o preço cada vez mais alto. A produtividade fica prejudicada e perdemos a chance, que é anual, de aproveitar as delícias do pinhão.

Por isso, peço encarecidamente, que não comprem pinhão antes de maio. Preserve a natureza e evitem mais essa ação exploratória do homem. Esperem até maio, quando tudo estará regularizado (na ordem natural das coisas). Pode lhe parecer estúpido, mas eu acredito que fazendo isso, faço minha parte no intuito de preservar algo no nosso planeta.

Entre nessa também...
.

Um comentário:

  1. Para quem quisr ahudar também pode, em vez de comer os frutos, plantá-los. Não tem nada mais legal do que ver os prinheirinhos nascendo!

    ResponderExcluir

Desabafe!