sexta-feira, 28 de maio de 2010

Amor pelo Boxe!

No país do futebol, quem não rola a bola de gomos brancos e pretos sofre um bocado. Levantar uma bandeira diferente no meio de milhões de outras que exaltam o esporte bretão é tarefa árdua. Coisa para gente abnegada. Corajosa, persistente. Missão para poucos mesmo e quem consegue uma vitória merece (ou pelo menos deveria) receber o reconhecimento de todos.

Quarta-feira passada, dia 26, Macaris Antunes do Livramento completou 50 anos de idade. Para quem não sabe, este homem – nascido em Santa Catarina, paranaense de coração há muito tempo – foi um dos principais responsáveis por divulgar o boxe do nosso estado pelo Brasil. Veio para Curitiba com cinco anos e aqui fez história.

Com luvas em punho, buscou seu sustento e o sonho de ser campeão mundial. Conseguiu e que ninguém se arrisque a dizer o contrário. Conquistou, em 1996, o cinturão da Comissão Mundial de Boxe (uma segunda divisão do esporte no mundo). Conquista que lhe orgulha muito e é o principal elemento na decoração da sua academia, localizada no centro de Curitiba. O cinturão e uma foto com Don King, mais famoso promotor e empresário de Boxe do mundo.

Conquistou ainda o título de campeão das Américas em 1995 e Brasileiro em 2002. Foi o número um do ranking brasileiro por vários anos e lutou até os 46 anos e somou 105 vitórias em 110 lutas como profissional da categoria médio-ligeiro.

Num resumo de seus últimos anos: Macaris encontrou na ex-bóia fria Rosilete dos Santos uma companheira no amor e no esporte; sofreu um quase mortal infarto; ganhou sua 4ª filha, Nicole, enquanto ainda estava na UTI; se recuperou e viu sua esposa – antes desiludida do esporte e quase aposentada - conquistar o título de melhor boxeadora do mundo em sua categoria pela mesma Comissão Mundial do Boxe em que foi campeão.

Ainda sonha em vê-la campeã pela Associação Mundial de Boxe – entidade mais respeitada do esporte. Ninguém duvida que ele consiga.

O esforço do agora ex-boxeador é ensinar o esporte para transformar vidas. Também sonha em levar o boxe para todos os cantos do estado como presidente da Federação Paranaense do esporte. Fez lutas onde nunca antes havia feito. Lotou teatros, ginásios e academias.

Tomara que consiga popularizar ainda mais o boxe. Seria o melhor presente para quem dedicou grande parte da sua vida pelo esporte do Paraná. Parabéns Macaris!

Curiosidades do Macaris

- Uma das qualidades do ex-pugilista é a persistência. Propagandista de si mesmo (e dos seus) de mão cheia, ele faz questão de batalhar para emplacar uma notinha sobre seus feitos e sobre as lutas da esposa. E sempre consegue, com elegância e competência.

- Outra faceta do Macaris mostra sua queda pelas artes. Recentemente ele participou do seu segundo filme como ator. O longa "Circular", que vai mostrar as lutas clandestinas do Brasil, tem em seu cast o talentoso Macaris do Livramento interpretanto a si mesmo.

- A habilidade a seguir torna Macaris praticamente um "Mestre", um homem a ser seguido. Na festa do seu aniversário, quarta-feira passada, conseguiu a proeza, o feito, o extraordinário acontecimento de reunir a atual e a ex-esposa no mesmo evento. E não é só isso. As duas são até amigas e quando eles precisam, a ex até cuida da filha da atual.

Feitos que só um "político" como o Macaris consegue.

ps: postado originalmente em www.gazetadopovo.com.br/blog/arquibancadavirtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!