sexta-feira, 16 de julho de 2010

é tão básico... que as vezes esquecemos...

vou começar meu post perguntando: quando você está em casa e um carteiro, por engano dele ou do remetente entrega uma carta que não é destinada a você ou a qualquer pessoa de sua casa, o que você faz? de duas uma, ou você destroi a carta, o que pode ser considerado crime ou então, espera o carteiro e devolve para ele, certo?

enfim, escrevo isso pois o mais básico dos básicos de se utilizar um e-mail tem sido esquecido por muitos: segurança.

eu, por conta de uma mania que tenho, tenho mais de 10 contas de e-mail. uso apenas 2, mas mesmo assim, a cada mês ou dois meses, entro nas tantas contas de e-mail que tenho justamente para observar as tentativas de fralde.

por exemplo, nunca tive conta no bradesco, mas mesmo assim recebo um e-mail, que é extremamente parecido com um original pedindo para que eu clique em um link específico para atualizar o meu cadastro.

em nome da experiência adquirida, eu já cliquei. nesse do bradesco, nos do itaú, do banco do brasil e tantos outros. é tudo a mesma coisa, aparece uma página de erro e minha máquina começa a ficar lenda, dar erro e lá vai meu notebook para mais uma formatação... não existe como ser diferente.

embora essa entidades que citei acima estarem antenadas e avisarem seus clientes de que eles não enviam e-mails não solicitados, ainda mais pedindo confirmação de dados, essa fralde engana mais do que o esperado e aceito. muitas pessoas tem suas máquinas transformadas em repositório para imagens de pedofilia e outros materiais ilícitos sem ao menos saber. e pior, eles poderiam evitar.

outro truque básico que muito caem: "Veja as fotos da Mércia" ou então "Fulano de Tal pelado", "não sei quem transando"... são todos truques que pegam troxas de plantão. é só clicar e se ferrar...

e se você costuma receber de algum amigo mensagens com títulos iguais aos citados ou ainda com títulos como "nosso encontro ontem vazou na internet", antes de abrir, pense: você realmente saiu com alguém ontem?

e mesmo mensagens que parecem ter vindo de alguém conhecido pode ser uma armadilha. servidores como o hotmail, são invadidos por computadores robôs, que replicam mensagens a pessoas de sua lista de contatos. como aparece seu nome, essas pessoas podem até abrir essa mensagem e aí, acabou, a coisa vai proliferar.

uma dica?

quando receber uma mensagem, antes de abrí-la, perceba o quanto o título dessa mensagem é lógico com referência ao destinatário. você tem conta no BB? se tem, deixe a mensagem lá, ligue para o 0800 do BB e denuncie. faça o mesmo para os outros bancos.

você não saiu de casa ontem? não se preocupe com o que vazou na rede, não tem nada a ver com você...

quer mais uma dica?

faça uma senha consistente: 8 caracteres - um exemplo (tirando as aspas): "Xu%d@13+".

é isso, galera, como não podemos devolver para o carteiro as mensagens que não são para nós, o mais importante é tomar cuidado, sem abrir mensagem que não sabemos do que tratam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!