terça-feira, 13 de julho de 2010

são todos bonzinhos...

caro leitor, se puder me explique pois está ficando cada dia mais difícil de eu entender algumas coisas. hoje ao ler uma matéria sobre a Liquida Curitiba, observei uma foto de uma loja onde uma camisa era oferecida de 55 reais por apenas 29,90.Veja aqui

e é exatamente o que eu preciso entender. um lojista ou comerciante, seja de qual ramo for, precisa no mínimo ganhar dinheiro para pagar suas contas - água, luz, telefone, aluguel, impostos e capital de giro, funcionários, encargos trabalhistas e claro, o lucro real no final do mês.

e aí, eu me pergunto: de 55 por 29,90, é um desconto de 45,63%, certo?

vamos lá: quem pode se dar ao luxo de dar 45,63% de desconto num produto levando em conta todos os impostos e tudo que eu já comentei acima?

tem algo de errado. ou o desconto é sobre um preço nunca praticado, criado apenas para que se pareça uma real promoção, ou então, o preço que alguns otários pagaram fora da promoção é tão absurdo quanto a prática desse comércio imbecíl.

mas isso se concretiza uma prática comum em curitiba. se você pegar produtos em promoção, é fácil encontrar em outra loja pelo mesmo preço ou ainda mais barato, e na própria internet a coisa pode estar mais barata mesmo.

aqui, nessa cidade, não falarei de outras pois nao vivo em outras, a coisa funciona assim: antes de fazer uma promoçao que vai dar 50% de desconto, o valor do produto aumenta no mínimo uns 40%, assim, teremos apenas os 10%, certo?

aqui, a gasolina custa mais, por puro interesse do dono do posto. o pastel custa caro porque as pessoas compram sem questionar. as promoções de supermercados são enganosas, mas as pessas fazem fila e bringam para comprar... vá comprar um imóvel e veja o quanto custa: em média 2 mil reais o m² - mesmo que para construir, o metro quadrado custe algo em torno de mil reais o m² - mas ainda assim, o FGTS dos troxas paga 100% lucro... e assim, vamos tocando...

eu, particularmente, só acreditarei nessas promoções, o dia em que eu ver uma planilha que me demonstre efetivamente que toda a cadeia produtiva vai perder dinheiro (ou melhor, deixar de ganhar tanto): fabricantes, atravessadores, distribuidores, atacadistas, varejistas, consumidores.

fora isso, quero que o comércio aprenda a me tratar com respeito!

uma ultima pergunta: você abriria um negócio para ter um lucro de 5%, 10% ou até mesmo 20%? eles também não!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!