sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inovação na cobertura política!

Então minha gente, após o término da Copa do Mundo engatei num projeto especial da Gazeta do Povo chamado Candibook - o Portal dos Candidatos. Iniciativa pioneira no Paraná para tentar tornar mais justa e ampla a cobertura das eleições. Neste site, cada candidato terá um perfil completo, foto e uma entrevista de 2 minutos. Nela, os candidatos que chegam a ter 7 segundos no horário eleitoral gratuito, podem explicar um pouco mais quem são e porque decidiram concorrer, além de projetos que querem transformar em leis.

Até hoja (em uma semana) gravamos aproximadamente 200 entrevistas. Passaram pela redação da Gazeta do Povo os mais diferentes tipos de pessoas. Do alto empresário, ao morador de rua. Do letrado ao semi-analfabeto. Do prolixo ao curto e grosso. Do eloquente ao displicente. Bem arrumados, "mal-vestidos", gentis, grossos, convincentes, desconfiados. Um leque dos mais completos já visto da raça humana e, sobretudo, da raça política. Quem já é e quem nunca antes havia pensado em ser político.

De tudo que vi posso destacar algo realmente preocupante: em geral, estamos perdidos. Porque? Quase que invariavelmente o discurso é o mesmo, mas com um agravante: Antes de dizer que saúde, segurança e educação são suas bandeiras, eles dizem que estão ali para promover a renovação a política. Renovação essa que se apresenta justamente com um discurso que é bem difícil de se engolir. Pessoas novas com discursos velhos e batidos.

Foi muito, juro, muito difícil, destacar propostas que realmente se mostram interessantes e exequíveis. Muitas divagações, pouca realidade. Alguns me surprenderam para o bem, outros para o mal. Políticos de longa data com discurso xoxo, outros também experientes com ideias renovadas. Jovens que nunca exerceram cargo algum com novos pensamentos, mas também novatos com a mesma ladainha que ouvimos há muito tempo.

Obviamente que não irei nominar ninguém, mas até aqui a situação em si mais me preocupou do que me esclareceu. Mas um ponto, certamente o mais importante, me deu uma certeza. O Candibook será um marco na cobertura política paranaense. O eleitor terá uma poderosa ferramenta nas mãos para poder conhecer melhos a pessoa em quem votará, diminuindo assim o risco de errar ao confiar seu voto em quem não o merece.

Conhece algum político que vai disputar as eleições esse ano? Então peça para ele entrar em contato em portaldoscandidatos@gazetadopovo.com.br.

Saiba mais sobre o Candibook: http://www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente/conteudo.phtml?tl=1&id=1031606&tit=Portal-da-Gazeta-grava-entrevistas-com-candidatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!