quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O que realmente nos diferencia?

Essa é uma pergunta que em momento algum deixa de existir em minha cabeça. É uma pergunta simples de respostas variadas e nunca conclusivas. Mas afinal de contas, o que nos diferencia dos outros animais?

Vou listar algumas coisas que já ouvi:

- polegar opositor e sua função de pinça na vida cotidiana;
- cérebro altamente desenvolvido;
- pode de dominação de outras espécies;
- capacidade de sentir emoções;
- dom, capacidade e poder de comunicação;
- uso e desenvolvimento de tecnologias;
- deus;
- maomé;
- montanhas;

Bem, nenhuma dessas é claro, representa porque somos melhores ou sequer diferentes dos outros animais, certo? Até porque ainda temos alguns instintos que não conseguimos abandonar e nos entregamos a outras tantas formas de dominação que não nos permitem contar vantagem sobre um cavalo, por exemplo.

Mas, alguns comportamentos humanos me deixam muito impressionado. A capacidade que temos de matar uma pessoa, semelhante a nós... E por nada...

Outra coisa, é a intolerância. Impressionante como existem seres humanos que são intolerantes.

E outra ainda, se observar na natureza, nenhum outro animal come ou faz suas necessidades fisiológicas senão por uma função do organismo. Nós, seres mais evoluídos, comemos quando achamos que temos fome, compramos pronto para não ter que preparar, quando preparamos é para não comer cru... Trocamos facilmente uma vida alimentar nutritiva pela facilidade do industrializado, que por sua vez, com elementos e substâncias, apresenta um sabor mai agradável.

Afinal, o que nos diferencia dos outros animais?

Essa pergunta fica!

4 comentários:

  1. A resposta bíblica é a de que somos a imagem e semelhança de Deus. Deixamos o mundo animal - e com isso fomos perdendo características de nossos ancestrais - em razão de termos nos comprometido no paraíso, e carregamos esse fardo até hoje. Bom, teorias a parte, o fato de transformarmos a natureza como nenhum outro ser que conhecemos nos torna direnciados. A inteligência humana é destacadamente superior a dos animais no sentido de manutenção da espécie, sobrevivência. Mas, isso com certeza não nos torna superiores aos animais ou a povos que não desenvolveram tecnologia, como os índios.

    ResponderExcluir
  2. É... boa pergunta meu amigo. Ótima pergunta...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É fácil responder a essa: O que nos diferencia de outros animais é simplesmente o fato de que o ser humano é 'juvenil'! Matar alguém para benefício próprio ou por vingança... Somos diferentes porque somos egoístas!

    Mas quanto à parte final, sobre a alimentação fica ainda mais perceptível tal diferença: Animais irracionais não adquirem câncer...

    ResponderExcluir

Desabafe!