sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Por que não vou votar esse ano?

Simples: estou cansado dessa "democracia"!

Não votarei esse ano, mas isso não serve como protesto e nem mesmo indico que outras pessoas façam isso. Não votarei esse ano pois a cada texto que leito, sítio que visito e informação que recebo, sinto mais e mais nojo de política. Porém, antes de você continuar lendo esse texto, convido você para visitar o sítio www.camara.gov.br e lá, escolha o nome do candidato que você ajudou a eleger para deputado federal em 2006. Topas? Sério mesmo, vai lá, invista 15 minutos, não vai demorar mais que isso e veja o que o deputado fez nos últimos 4 anos.

...
...
...
...
...
...

Foi? E aí, o que você encontrou? Te agradou? Tá feliz???

Eu fui. E eu não votei para deputado em 2006. Aliás, votei sim, no 8888. Anulei!

Mas como jornalista que sou, me senti curioso e fui tentando lembrar alguns nomes e antes de escrever esse e-mail eu ví o que fizeram dois deputados e claro, candidatos a continuar na mamata do mandato. Claro que não citarei os nomes, mas se quiser saber, eu respondo por e-mail.

Veja só, a função de um deputado federal é:

- propor e votar as leis federais (federais = valem para todo o país sem qualquer distinção);
- defender os interesses da população de seus estados eleitores (população = povo)

Basicamente, o poder desses caras e suas responsabilidades parecem estar a altura do salário que os mesmos recebem. Afinal, propor e aprovar leis que mudam as vidas de mais de 190 milhões de pessoas, é algo realmente de muita responsabilidade.

Essas informações que estou passando servem apenas para ilustrar porque esse ano, eu não vou votar.

COnforme comentei, observei as propostas e demais participações de dois deputados federais do meu estado, o Paraná. Um deles, atua na área de educação e outro, na agropecuária.

Até aí, tudo bem. Lembra-se que escrevi que eles defendem os interesses da população do estado que os elegeu? Sim, interesse da "população" e não de "grupos específicos". A segmentação se mostrou interessante em áreas como o jornalismo, pois abriu um mercado novo para esses profissionais.

Pois bem, os dois deputados, tem uma atuação bem marcante: a segmentação. Enquanto um trabalha para a educação, que continua ruim no estado e no brasil inteiro, o outro, trabalha para o agronegócio.

Ou seja, na hora de votar, temos que escolher pessoas que vão representar nichos específicos. Vou observar todos os deputados paranaenses ao longo de algum tempo e depois, relato aqui. Mas pelo que pude ver com os dois exemplos acima citados, cada um cuida da sua sardinha...

E isso acaba por fugir da nobre existência desse cargo: olhar pelos interesses da população (população = povo = todos iguais perante a lei, com direitos e deveres).

Não votar, vai me trazer um pouco de paz... Não escolherei o "melhorzinho" dentre tantos...

Por hoje, é isso... Vamos nessa...

Um comentário:

  1. Para Deputado Estadual: 99999
    Para Deputado Federal: 9999
    Para Senador: 998
    Para Senador: 999
    Para Presida: 99

    Esse ano, só vou votar no Governador!

    ResponderExcluir

Desabafe!