sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quem se arrisca?

Essa semana entrou no ar o Candibook, o Portal dos Candidatos da Gazeta do Povo. Produto final de um exaustivo trabalho de levantamento de dados, tabulação, organização e gravação de entrevistas que durou cerca de um mês e meio. O site oferece ao eleitor a chance de conhecer um pouco mais dos candidatos que estão na disputa por uma vaga na Assembleia, Câmara, Senado, Governo Estadual e Governo Federal.

Além de render algumas boas risadas, os videos gravados por nós e disponibilizados no Candibook tornam mais ampla e um pouco mais justa a cobertura eleitoral. Oferece ao eleitor a chance de diminuir um pouco menos o risco de errar na hora de eleger o seu representante.

A questão é: esses senhores e senhoras estão realmente preparados para nos representar? Que tipo de representação seria essa?

Ouvi gente prometendo posto de saúde para todo o estado, mas também prometendo arrumar uma praça lá do seu bairro. Qual é a função desses representantes? Arrumar uma praça ou criar leis que tornem a criação de uma praça parte de um projeto maior de fortalecimento dos espaços de convívios entre as pessoas, com o objetivo de diminir ódio entre os seres-humanos?

As vezes cheguei a pensar que estaria perdendo meu tempo ouvindo tanta bobagem de alguns dos candidatos que entrevistei, mas no final tenho a certeza de que cada entrevista (das cerca de 450 que fizemos até agora) teve sua importância. Cada uma dessas pessoas contribuiu para me fazer enxergar melhor a realidade. Em geral, estamos fudidos. Estão prestes a ver nosso destino nas mãos de pessoas sem o mínimo de preparo e, pior, noção de como as coisas realmente funcionam.

Nesse mar de gente, pouco se salva. Poucos podemos levar a sério.

Para distinguir uns dos outros, oferecemos o Candibook. Navegar e tentar entender o que se passa vai de cada um. www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente/candibook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!