quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sou um idiota

Eu estou tentando me esforçar para lembrar, mas esta difícil. Por isso, peço a ajuda dos nossos fiéis leitores (nem sempre tão fiéis comentaristas). Existe alguma obra mais mal feita em Curitiba do que a Linha Verde? Peço que vocês ponderem a enormidade da obra (em importância, para resolver um gargalo histórico no tráfego de Curitiba, e dinheiro gasto).

É um fracasso retumbante. Não exagero ao afirmar isso. E digo isso com tanta certeza certo de que os problemas existentes antes de sua construção continuam a existir e, pior, estão cada vez mais presentes. Ou seja, pioraram mesmo.

O trânsito é infernal das 7h as 9h. Trocamos picos de engarramentos nos sinaleiros da PUC e do Xaxim por um trânsito caótico em toda a extensão da nova via. Hoje, por exemplo, levei 15 (eu disse QUINZE, senhores) minutos para ir da PUC ao viaduto da Marechal Floriano. Sabem o que é isso? É levar 15 minutos para percorrer um trecho de um quilômetro, nem isso. Para deixar tudo ainda mais revoltante, encarei esse absurdo as 15h.

Tudo porque os motoristas malandrões se acham espertos e pegam a marginal, ao invés da pista principal, para chegar mais rápido lá na frente. Na momento em que as pistas se unem, forma-se o caos.

Isso tudo sem levar em conta aquela continha básica que diz certa vez. Se não vejamos. Antes tinhamos um sinaleiro na PUC, dois logo após a Marechal Floriano e dois lá no Xaxim. Certo? Cinco, portanto. Agora temos o seguinte:

- 1 para pedestre na frente do BIG
- 2 na PUC
- 1 antes do viaduto da Marechal
- 2 logo depois da Marechal
- 2 uns 200 metros depois (onde eram os dois originais da velha BR 116)
- 2 mais para frente, na altura da avenida Santa Bernadete
- 1 no viaduto do Xaxim
- 2 no Xaxim (no mesmo lugar dos antigos)
- 1 uns 500 metros na frente

... noves fora = 14. Ou seja, trocamos 5 por 14, mesmo sabendo que uma das coisas que mais "ferra com o trânsito", já que interrompe um fluxo que deveria ser constante, é o sinaleiro (semáforo, sinal, farol e afins). Acho que tô esquecendo mais dois, mas eles não influenciariam no absurdo final que já encontramos.

Vale lembrar, também, que a cada sinaleiro temos uma ratueira, um pardal ou simplesmente... um radar. Caça-níqueis de sabe-se lá quem. Fora os outros radares que estão entre um sinaleiro ou outro...

Trincheira e viaduto "é coisa para louco" (sic), de certo.

Vale lembrar que o asfalto, em péssima qualidade, já apresenta alguns buracos e foi extremamente mal nivelado, afinal o que não faltam são "costelas" e desníveis do começo ao fim. Onde isso tudo vai parar? Talvez no mesmo lugar onde mora hoje minha paciência.

Prefeito incompetente, vereadores incompetentes, deputados incompetentes, governador incompetente, senadores idem, mas, acima de tudo, eleitor BURRO. Temos o governo que merecemos. Assistimos a toda essa porcaria ser construída sem mexer uma palha sequer.

É triste. Sou um idiota.

Gostaria de lançar um movimento para trazer a velha BR 166 de volta. Se fosse só para por um asfalto novo, era só recapar a velha 116. Daria na mesma. Digo mais, não teria tanto engarrafamento.

4 comentários:

  1. Resposta para a pergunta do primeiro parágrafo: NÃO!

    ResponderExcluir
  2. A Linha verde foi feita só para dizer que foi feita. Se realmente quisessem melhorar as nossas vidas teriam feito, pelo menos, um viaduto no trevo da PUC. É uma palhaçada. Ficou bonito e inútil.

    Leo#9

    ResponderExcluir
  3. E quem cobrava dizendo que faltava viadutos e/ou trincheiras estava certo. Estou morbidamente curioso para saber qual a estatística de acidentes também, pois não lembro de nenhuma passarela e em alguns trechos se desenvolve velocidade de estrada.

    O que me assusta é a especulação imobiliária forte onde deve ser feita a segunda fase: aqui perto de casa, os empreendimentos estão na casa da dezena.

    Sobre a obra: a oposição reclama que a verba não era a ideal para fazer bem feita e o então prefeito, querendo algum bônus político, preferiu tocar nas coxas ao invés de tentar captar mais verbas.

    Sendo assim, não se assustem na hora que alguém tiver que fazer "obras-remendo" na Linha Verde Sul.

    ResponderExcluir
  4. Tinha feito um desabafo enorme sobre a linha verde e obras recentes, mas ele sumiu. Vou resumir então: odiei a linha verde, odiei os radares em semáforos (caça níqueis malditos), odiei as obras na Marechal e odiei o Boqueirão Ligeirão que vive lotado.

    ResponderExcluir

Desabafe!