segunda-feira, 16 de maio de 2011

Quem cala, consente?

(Atualizado com a resposta do vereador Julião Sobota)

E ai, nobres. Essa é a pergunta. Quem cala, consente?

Se negar a dar satisfação ao patrão normalmente é motivo de demissão. Pena que não temos essa força, mas podemos tentar incomodar. Nossos amigos vereadores se negam a dar uma resposta ao seu povo, àqueles que o elegeram.

É lamentável ver esse descaso.

Diante disso, vou marcar como CONTRA todos que ainda não se pronunciaram. Se a resposta vier por email dizendo o contrário, faço a devida retificação.

O que revolta é o medo (ou obrigação) a que alguns parlamentares se submetem vindo de seus partidos. Eles falam abertamente que não têm liberdade para votar, segundo eles, de acordo com o que pensam individualmente, mas sim são obrigados a seguir os partidos. Lamentável.

Entrei em contato por email com o senhor Augustinho Zucchi, presidente do PDT, perguntando sobre o porque das amarras que impedem seus filiados a se pronunciarem sobre temas como esse. Como era de se esperar, sem resposta.

Vou me dar o trabalho de enviar DENOVO, pela terceira vez (apenas da minha parte), para saber o que pensam nossos vereadores. Sigo no aguardo e publico as respostas assim que elas chegarem.

Notem que temos respostas ao DUDU e respostas ao LUIZ GUILHERME.

Eram necessárias 13 assinaturas para se abrir uma CPI mas, pasmem os senhores, apenas nove assinaram. Na verdade 12 tinham o feito, mas três roeram a corda sabe-se lá porque e atendendo a sabe-se lá a que interesses. E temos 38 vereadores.

Vamos ao placar:

- Aladim Luciano (PV) - aladim.luciano@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Aldemir Mandron (PP) - amanfron@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Algacir Túlio (PMDB) - algaci.tulio@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( ) Indefinido ( x ) A favor

Boa Tarde Eduardo, sou Lider da Oposição , e meu posicionamento é que seja instaurado o mais rápido possível ,a CPI dos radares, inclusive estaremos amanha sábado , na boca maldita eu e os Vereadores que assinaram para que seja instalada a CPI , colhendo assinaturas da população e as 11 hora faremos um Manifestação Pública a favor da CPI , se o companheiro quiser apareçer será um prazer estaremos lá para dar entrevistas e esclarecer o que se fizer necessário

Abraços

Ver. Algaci Tulio.


- Beto Moraes (PSDB) - beto.moraes@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Caíque Ferrante (PRP) - caique.ferrante@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( ) Indefinido ( x ) A favor

Boa tarde Eduardo!

Como vai, tudo bem?Prezado, o Vereador Caíque Ferrante assinou a CPI dos radares encabeçada pela bancada da oposição pois acredita que tal situação deva ser verificada de perto.

Atenciosamente,

Cristina Damacena

Gab. Ver. Caíque Ferrante

3350-4658
-----
Bom dia Luiz Guilherme!
Como vai, tudo bem?Prezado, agradecemos o contato e vimos informá lo que com muito prazer o Vereador Caíque Ferrante assinou esta CPI. Estamos, inclusive, fazendo este movimento com os demais vereadores que assinaram a favor da CPI, na Boca Maldita durante esta semana toda das 14h até as 17h. Estamos recolhendo assinaturas da população e aproveitamos o ensejo para pedir p/ que informe aos seus familiares e amigos p/ conseguirmos o maior número de assinaturas possível.

Atenciosamente,
Cristina Damacena
Gab. Ver. Caíque Ferrante
3350-4658

- Celso Torquato (PSDB) - ctorquato@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

Olá Luiz,

em atenção a sua pergunta, manifesto minha posição contrária a instalação da CPI pela experiência que tive nas comissões nas quais fiz parte. Sou favorável a investigação do Ministério Público que já está com toda a documentação necessária para levantar toda e qualquer irregularidade na empresa Consilux, e tem um poder de investigação muito maior que nós, isenta de partidos que componham a bancada de governo ou oposição, que façam da CPI uma plataforma eleitoreira.

Coloco-me a sua disposição para, pessoalmente, esclarecer quaisquer dúvidas com relação a esta e outras questões de seu interesse.

Um abraço, Celso Torquato.

xxxx

Boa tarde Sr. Eduardo,

em atenção à sua mensagem, coloco abaixo minha posição em relação à CPI dos radares. Já respondi de forma breve seu companheiro de blog Guilherme, mas aproveito para colocar a você minha posição a respeito deste tema tão polêmico.

Desde o dia 13 de março, após a transmissão de matéria jornalística sobre empresas que operam radares no território nacional, no programa Fantástico da Rede Globo, muito se tem discutido a respeito da idoneidade dos sistemas de controle de tráfego desenvolvidos e operados por essas empresas. Alguns setores da sociedade se mobilizaram e passaram a exigir explicações do poder público. É isso que está acontecendo em nossa cidade.
em atenção à mensagem enviada por vossa senhoria manifesto abaixo a minha posição pessoal quanto a questão dos radares.

No caso específico de Curitiba, o sistema de radares e lombadas é operado, desde 1998, pela empresa Consilux Tecnologia, que ganhou nova licitação feita em 2010. A licitação não foi objeto de nenhuma denúncia ou controvérsia na época e o valor a ser pago pela prefeitura foi 34% menor do que o estabelecido em edital.

Após a exibição da matéria no Fantástico, passaram a surgir dúvidas sobre a possibilidade de manipulação do sistema. Essas dúvidas são predominantemente técnicas e dizem respeito sobre softwares, transmissão de informações e eliminação ou adulteração de dados. Elas têm que ser esclarecidas para que a população volte a confiar no sistema de gerenciamento de tráfego da cidade.

Para dirimir as dúvidas já mencionadas, há órgãos competentes para isso, como o Ministério Público. Essa entidade pode desempenhar essa função de forma mais apropriada e sem sofrer pressão política. Não penso que a instalação de uma CPI seja o caminho mais adequado para. Primeiro porque, ao contrário da Assembléia Legislativa e do Congresso Nacional, a Câmara Municipal não tem o poder de convocação, ou seja, não pode impor o comparecimento de ninguém às sessões de uma CPI. Segundo, porque a instalação da chamada "CPI dos radares" somente vai satisfazer o oportunismo político de alguns que querem se promover às custas da administração municipal. A CPI tem um caráter político, que não se encaixa com a questão do sistema de controle de tráfego, que é puramente técnica.

A Câmara Municipal tem, sim, a obrigação de fiscalizar o poder público e vai continuar exercendo esse papel, acompanhando o trabalho do Ministério Público e cobrando mais esclarecimentos sempre que isso for necessário.

Entendo o anseio de certos setores da população que pedem um posicionamento de seus representantes no legislativo municipal. Quero dizer que, mesmo fazendo parte da base de apoio do governo, vou continuar cobrando não só o esclarecimento das denúncias feitas como também ações que resolvam definitivamente os problemas que possam existir no sistema. Apenas quero que isso seja feito da forma mais eficaz e rápida e a CPI não é o instrumento adequado para isso.

Aproveito a oportunidade para colocar-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos sobre este e outros assuntos de seu interesse.

Atenciosamente,

Vereador Celso Torquato


- Denílson Pires (DEM) - denilson.pires@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Dirceu Moreira (PSL) - dirceu.moreira@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Dona Lourdes (PSB) - dona.lourdes@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Emerson Prado (PSDB) - emerson.prado@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Felipe Braga Cortes (PSDB) - felipebragacortes@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Francisco Garcez (PSDB) - francisco.garcez@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Jair Cézar (PSDB) - jaircezar@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

Prezado Eduardo,

Assinei a CPI que seria a forma de ter acesso aos documentos da Consilux. Fui designado a compor uma Comissão Técnica-Jurídica que já está trabalhando nessa investigação.

Aceitei e já tivemos uma reunião de trabalho hoje e teremos outras todas as 4ª feiras, e a partir daí poderei avaliar se ali é o melhor lugar para investigar o assunto.

Atenciosamente,

Jair Cézar
Vereador


- Jairo Marcelino (PDT) - jmarcelino@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

PREZADO AMIGO JORNALISTA EDUARDO LUIZ KLISIEWICZ;

POR DECISÃO JUDICIAL FICOU ESTABELECIDO QUE OS MANDATOS PERTENSEM AO PARTIDO E NÃO AO PARTIDÁRIO.

SOU FILIADO AO PDT E ESTAMOS AGUARDANDO O POSICIONAMENTO DO PARTIDO, COMO É DE PRACHE DOS MESMOS.

OBS: MESMO QUE SEJA INSTALADA A C.P.I., A MESMA NÃO TEM PODER DE POLÍCIA.

Agradeço o Contato, e estamos a disposição.


- João Cláudio Derosso (PSDB) - jderosso@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- João Suco (PSDB) - joao.cordeiro@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

Conforme sua indagação sobre meu posicionamento quanto a instauração da CPI dos radares, confirmo que não assinei o requerimento. Tomei essa decisão por observar que não houve barganha política na retirada do nome de 3 parlamentares do requerimento para a CPI dos Radares.

Além disso, a abertura de uma CPI nesse momento estaria voltada para o lado político sem ligação com a parte técnica, gerando assim um problema relacionado ao âmbito político. A questão da Consilux é algo que pode ser resolvida sem haver a necessidade da instauração de uma CPI, ou seja, através de visitas técnicas e com pedidos de informação. Algo resolvido de uma maneira mais simplificada, sem a necessidade da abertura de uma CPI, o qual estaria ligado com a política e não co o problema técnico.

Att.

João Luiz Cordeiro (João do Suco)

Vereador / Líder do Prefeito


- Jonny Stica (PT) - jonny.stica@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( ) Indefinido ( x ) A favor

Olá Eduardo, tudo bem?

Meu posicionamento sobre a CPI dos Radares é o mesmo dos demais integrantes da Bancada de Oposição, que tomou a iniciativa de pedir a instalação da Comissão, e da bancada do PT, da qual sou líder.

A decisão de pedir a CPI, inclusive, foi tomada em reunião dos vereadores da oposição feita no meu gabinete.

Portanto, sou a favor da CPI e acredito que a Comissão é o melhor instrumento possível que a Câmara tem para investigar a duradoura relação entre a Prefeitura de Curitiba (representada pela Urbs) e a Consilux.

Segue abaixo link para o meu site, em que constam várias matérias evidenciando minha posição sobre o assunto: http://www.stica.com.br/jonny/?tag=radares

Caso precise de mais informações, é só entrar em contato.

Um abraço,

Vereador Jonny Stica

3350-4526

----

Prezado Luiz Guilherme,

Sobre os radares, informo que continuamos em busca das assinaturas suficientes para instalação da CPI sobre o assunto. Entendo, assim como outros vereadores, que este continua sendo o instrumento mais efetivo para investigação desse controverso tema.

Para isso, porém, precisamos do apoio dos cidadãos, que devem cobrar seus representantes aqui na Câmara para assinar o requerimento da CPI.

Grande abraço,

Vereador Jonny Stica



- Jorge Yamawaki (PSDB) - jorge.yamawaki@cmc.pr.gov.br
( x) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Juliano Borghetti (PP) - juliano.borghetti@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Julião Sobota (PSC) - juliao.sobota@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( ) Indefinido ( x ) A favor

Olá Eduardo, tudo bem?

Informo que já assinei o pedido de CPI desde o dia 29 de abril. Para maiores informações convido-o a acessar o site www.vereadorjuliao.com.br.

Att

Vereador Julião Sobota


- Julieta Reis (DEM) - jreis@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Nely Almeida (PSDB) - nalmeida@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

Em resposta ao seu e-mail e com relação à minha manifestação feita em plenário, pertinentemente aos radares de Curitiba, cumpro esclarecer: nunca fomos e nem somos contra a constituição de CPI para tratar de assunto de interesse da nossa comunidade. Somos vereadores da cidade de Curitiba e por ela temos o dever de servi-la, em que possa pesar a filiação partidária. Afirmamos ( e peço que raciocine comigo ): os radares devem continuar instalados em nossa cidade para que, no mínimo ofereça segurança à população, quer sejam pedestres ou redutores de velocidade aos veículos. É justa a cobrança da população. Nós também cobramos dos responsáveis, na espera da mais breve e possível solução. Para tanto precisamos cooperar com a administração competente, em todos os sentidos e em todos os momentos. Ao final, tudo será concluído favoravelmente. Acredito na palavra empenhada e honrada do nosso Prefeito.

Reafirmo: nunca nos furtamos de qualquer CPI, seja qual for sua origem. A CPI é importante, mas algumas de caráter delicado. Daí não haver lugar para precipitações. O importante é cumprir com nossa função de proteger a população, com olhos no bom andamento do comportamento de nossos governantes.

Em suma: os radares e sinaleiras são verdadeiros protetores da vida...e pela vida nós trabalhamos. Por isso, qualquer atitude precipitada que venha a ser tomada sem o devido cuidado, só poderá prejudicar um ótimo trabalho, que está sob investigação do Ministério Público.

Atenciosamente,
Vereadora Nely Almeida


- Noemia Rocha (PMDB) - noemia.rocha@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( ) Indefinido ( x ) A favor

- Odilon Volkmann (PSDB) - odilon.volkmann@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Pastor Valdemir Soares (PRB) - pastorvaldemir@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Paulo Frote (PSDB) - pfrote@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

PrezadoSr. Eduardo Luiz Klisiewicz

Primeiramente, minhas desculpas pela demora da resposta, motivada pelo excesso de trabalho.

Não assinei o requerimento para a instauração da CPI pelos motivos enumerados abaixo:

- A Prefeitura instaurou processo administrativo para analisar a denúncia de cancelamento de multas que está sendo acompanhado pela Procuradoria do Município, Ministério Público e Tribunal de Contas, logo após a denúncia do Programa Fantástico.

- Prefeito determinou o cancelamento do contrato em vigor com a Consilux para implantar um novo modelo de gestão nessa área e o referido processo segue acompanhado pelo Departamento Jurídico da URBS e Procuradoria do município.

- A URBS está, gradativamente, assumindo todos os serviços que eram de incumbência da Consilux.

- Todas as vezes que o presidente da URBS foi convidado, esteve presente na Câmara dando explicações a todos os vereadores.

- A licitação que culminou com o contrato da Consilux, que estava em vigor, foi amplamente discutido na Justiça com o acompanhamento do Ministério Público, que homologaram a referida empresa.

- Até o momento não existe nenhuma prova material constituída que comprove irregularidades no sistema.

Este é o motivo pelo qual não assinei a constituição da CPI, pois trabalho com fatos concretos e não somente com fatos gerados na imprensa e por alguns vereadores da oposição que se aproveitam dessas situações para aparecerem como os únicos defensores da moralidade.

O Prefeito e a URBS não se omitiram e estão cobrando e verificando todas as responsabilidades.

Atenciosamente.

Vereador Paulo Frote


- Paulo Salamuni (PV) - psalamuni@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( ) Indefinido ( x ) A favor

- Pedro Paulo (PT) - pedropaulo@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( ) Indefinido ( x ) A favor

- Professora Josete (PT) - professora.josete@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( ) Indefinido ( x ) A favor

Bom Dia
O mandato da professora Josete é um dos que tiveram a iniciativa da CPI. Encaminhamos as noticias do site www.professorajosete.com.br


- Professor Galdino (PSDB) - vergaldino@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

Olá Eduardo,

A assinatura à abertura de CPI foi retirada em caráter temporário, por dois motivos: nos foram garantidas todas as documentações que solicitamos a fim de esclarecer o caso e foi um pedido da bancada do PSDB.

Pela nossa vontade, queríamos a abertura da CPI, porém não depende apenas de nós, mas também dos outros vereadores.

Ressaltamos que com haviam apenas 11 assinaturas, sendo necessárias 13, e nenhum outro vereador se dispôs a assinar. Então não faria diferença a permanência da assinatura.

Se houverem 12 assinaturas, faltando apenas uma para a abertura da CPI, me proponho a assiná-la.

Por fim, reiteramos que em determinadas situações, como esta abertura de CPI, temos que acatar a decisão do partido.

Pedimos desculpas e agradecemos a compreensão.

Att.

Assessoria Jurídica do Vereador Professor Galdino

(41) 3350-4928

----

Olá Luiz,
Assinei a abertura da CPI, porém retirei a assinatura em caráter temporário, por dois motivos: me foram garantidas todas as documentações que solicitamos a fim de esclarecer o caso, e a bancada do PSDB determinou a não assinatura da CPI.
Minha vontade é de abrir a CPI, porém não depende apenas de mim, mas dos outros vereadores.
Ressalto que com minha assinatura haviam apenas 11, sendo necessárias 13, e nenhum outro vereador se dispôs a assinar.
A permanência da assinatura poderia ensejar até mesmo minha expulsão do partido, conforme o Estatuto do PSDB, artigos 132 e 133.
Mas me comprometo a correr este risco se houverem 12 assinaturas, pois eu assinarei a 13ª.
Por fim, reitero que em determinadas situações, como esta abertura de CPI, sou obrigado a acatar a decisão do partido.
Enfim, respondendo diretamente sua pergunta, meu posicionamento é pela abertura da CPI.
Agradeço a compreensão.
Grande abraço!
---
Vereador Professor Galdino


- Renata Bueno (PPS) - renata.bueno@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Roberto Hinça (PDT) - roberto.hinca@cmc.pr.gov.br
( ) Contra ( x ) Indefinido ( ) A favor

Boa Tarde Prezado Eduardo!

Agradeço o contato e como sempre estou a disposição daqueles que se interessam pelas minhas ações como parlamentar em nossa cidade de Curitiba.

Quanto ao assunto sugerido, gostaria de lhe informar que desde o começo do segundo semestre do ano passado, quando iniciou-se a coleta de assinaturas entre os vereadores de Curitiba, demonstrei com muita tranquilidade que não haveria problema algum de minha parte de assinar, porém, como pertenso ao Partido Democratico Trabalhista e logo as decisões devem de acordo com entendimentos de nossa executiva serem tomadas sob orientação dos demais integrantes da executiva incluindo o Presidente Osmar Dias.

No final do mes de junho do ano passado, em reunião com a bancada de vereadores e o nosso Presidente, foi acordado que deveriamos naquele momento aguardar os desdobramentos e por consequencia as demais assinaturas para daí sim tomar decisão sobre a nossa participação na CPI.

Exatamente isso ocorreu e nesse momento estamos discutindo entre os integrantes da executiva municipal e o Presidente Estadual Osmar Dias qual será a decisão.

Ontem tivemos uma reunião no diretorio municipal e outra foi marcada para a proxima quinta feira em reunião com a estadual para tratar entre outros assuntos esse em questão.

Logo peço a gentileza do amigo de aguardar até a proxima sexta feira para termos a orientação partidaria com relação a esse assunto.

Informo tambem que o nosso partido encontra-se em fase de reestruturação em todos os seus quadros, motivo pelo qual, entendemos que é necessário termos conversas suficientes para tratar de cada assunto, incluindo posições politicas que devemos seguir no cenário municipal e estadual.

Espero que compreenda minha dificuldade no momento de definir posição face o respeito que tenho com minha executiva liderada pelo Presidente Osmar Dias.

Tão logo seja concluído o debate interno no partido daremos uma coletiva para nos posicionar. ok

Sempre a disposição.

Att. Roberto Hinça - Vereador do PDT


- Sabino Picolo (DEM) - spicolo@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Serginho do Posto (PSDB) - serginho.doposto@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Tico Kuzma (PSB) - tico.kuzma@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Tito Zeglin (PDT) - tito.zeglin@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Zé Maria (PPS) - zemaria@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor

- Zezinho do Sabará (PSB) - jose.ortiz@cmc.pr.gov.br
( x ) Contra ( ) Indefinido ( ) A favor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!