sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vergonha aheia

Fiquei boquiaberto quando me deparei com o jornal chamado A Notícia, que é produzido em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Destaquei duas chamadas da capa do periódico para vocês entenderem do que estou falando.

A imagem fala por si só.

Aprofundando um pouco mais a leitura do jornal percebi que trata-se de um Gilette Press tradicional (que até cita a fonte dos textos copiados), tipo de "jornalismo" extremamente reprovável.

Qual não foi minha surpresa quando ao ler o editorial, assinado apenas como Equipe A Notícia, em que o autor se desculpa pela série de erros publicados na edição anterior do jornal. É de se imaginar que ao chegar ao ponto de se desculpar pelos erros (alegando excesso de coisas para fazer) é porque a coisa ficou feia na edição anterior, talvez mais feia que a testemunhada por vocês.

Mas, se tomaram a atitude de se desculpar, presume-se que tomariam mais cuidado para que erros não se repetissem nessa edição, o que claramente não aconteceu. Passo, portanto, a acreditar que alguém da gráfica (ou coisa que o valha) estaria de sacanagem, querendo prejudicar o dono do jornal. Mas volto a acreditar no relaxo de quem produziu o material ao constatar que mesmo após constatar os erros (que saltam aos olhos) fossem ignorados e que o material (10 mil exemplares) fosse distribuído.

É quase que um castigo a quem dá de ombros para um jornalismo sério. Para quem abusa do gilette press e que escala estagiários para montar um jornal sem o mínimo de cuidado. Lamentável ainda ver isso hoje em dia. Profundamente lamentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!