quinta-feira, 30 de junho de 2011

É relevante mesmo?



As vezes fico pensando sobre coisas que relativamente não têm importância. Outras, talvez, um pouco mais relevantes. Mas, invariavelmente, escrevo sobre coisas que quero e que julgo importantes para mim e para os que me cercam. Se são ou não, não sei. Mas sigo nessa toada, já que ainda ninguém se revoltou com algo que escrevi.

Ontem, trafegando na Estrada da Ribeira, presenciei uma cena que me incomodou muito. Quem conhece a região sabe que há muito tempo o local sofre com certo abandono do poder público local. Por meses e meses o trecho recém-reformado/construído, próximo à divisa com Curitiba, viveu dias difíceis pela falta de asseio, iluminação, conservação, enfim, de carinho mesmo.

Nos últimos dias, entretanto (após várias reportagens da RPCTV e outros veículos) a prefeitura refez a parte de iluminação, semana passada cortou a grama e ontem estava pintando os meio-fios.

Vamos elogiar? Não, afinal eles não fazem nada além de suas obrigações. Vamos criticar? Sim, já que a forma como parte dos serviços foi executada foi, no mínimo, ridícula.

Funcionários utilizaram um compressor de ar para pintar os meio-fios de branco. até aí, tudo bem. Mas o serviço foi feito com tanto desleixo que chegou a assustar. As fotos a seguir mostram o cuidado dos pintores durante a execução do serviço. Uma criança de 10 anos faria um serviço melhor.

A pergunta que eu faria para a prefeitura de Colombo é: O serviço foi executado dessa forma porque?

a) Falta habilidade
b) Falta verba
c) Falta orientação
d) Falta respeito
e) Falta inteligência
f) Todas as anteriores.

Eu cravaria a letra F sem pestanejar. Não custaria nada mais um pouco mais de esmero para se executar um serviço como esse. Ninguém morreria e não provocaríamos atraso em nenhum coronograma de obras mais importantes. Então, por que?

Você pode achar estranho eu comentar sobre isso. Um assunto relativamente menos importante que tantos outros que poderiam ser abordados. Mas acredito que o cuidado com coisas de menos importância revela o quão comprometido você é no restante da sua vida. A excelência de uma administração pública só sera atingida quando todas as engrenagens funcionarem em harmonia.

Nesse pique, acho que o asfalto na minha rua é um sonho praticamente impossível.




Um comentário:

  1. Nobre Dudu. Pintar o meio fio, cortar a grama ou mato e fazer a luz acender são coisas que provavelmente a prefeitura fez para evitar mais visitas da RPC. Ou seja, uma maquiagem para que o veículo para de torrar o saco do prefeito. No brasil, isso é a primeira ou segunda aula de como governar. Ninguém faz nada até que alguém reclame e quando alguem reclama, fazem super mal feito. Infelizmente, vai ser assim...

    Se vai mudar? Duvido!

    ResponderExcluir

Desabafe!