quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Brasileiro

Brasileiro é uma palavra que a cada dia, ganha novos significados ou intenções. Quando falamos em jeitinho brasileiro, creio que qualquer um sabe do que estou falando. É, isso mesmo: do cinquentão pro guarda, do mp3 baixado e vendido, do cd pirata na porta do supermercado com barraquinha e tudo, dos atestados médicos que alguns pegam entre outras tantas formas de não cumprir uma regra.

Mas hoje, o brasileiro ganhou destaque enquanto eu me deslocava para o trabalho. Passamos, eu e o black, que me dá carona (black é o apelido do brother e não uma ofensa, OK?), em frente a uma concessionária que não citarei o nome. Mas em um letreiro cafona ao extremo, estava escrita a frase: "Design Italiano e preço Brasileiro"!

Aí, logo pensei, trouxa do cara que comprar o veículo em questão.

Essa marca, é produzida em outro país, onde ainda se usam crianças no trabalho e também é usado uma método bem moderno, a tal semi-escravidão.

Então, esse carro é feito com baixo custo, ou custo quase zero de tão baixo. Teoricamente, esse carro, teria que custar algo em torno de 20 mil, talvez 25 para pagar muito caro por alguns pedaços de aço reciclado de baixa qualidade, vidros que se quebram sozinhos e outros detalhes de baixo valor agregado. Ou seja, esse carro é caro demais para qualquer padrão mundial.

Mas, no brasil, ele tem um precinho brasileiro. Vou comentar como eu acho que funciona: um diretor dessa empresa, chega no brasil e verifica o quanto custa algo parecido. Ele sabe que o nosso é um pouco, talvez 1% melhor, mas mesmo assim, ele tabela no mesmo valor, afinal, importado é melhor.

E assim como todos os outros fabricantes, todos ele vendem o veículo similar por preços muito iguais. É a modinha brasileira de composição de preços: é moda, o povo gosta ou outro fator, cobra mesmo. Depois é só jogar a culpa nos impostos...

Isso vale na verdade para qualque veículo produzido no brasil, assim como para qualquer apartamento construído no brasil ou para qualquer produto consumido no brasil. O lucro é algo muito importante e talvez algo que é muito levado a sério.

Veja, se você quer comprar esse carro, o problema é seu. Eu jamais aceitarei pagar o que pedem por um carro que vale, para falar o mínimo, metade do que custa na concessionária!

Vivam os BRASILEIROS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!