quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Você sabe?

Vamos lá, mais uma vez sobre o mesmo assunto, mas ainda assim, importante: você sabe o que está comprando? Essa pergunta surgiu no papo do corredor com os "brothers" que trabalham comigo. E isso tem a ver com gasolina, preço e carros.

Você sabe o que está comprando?

Então, eu compro gasolina em dois postos e apenas nos dois... Um perto de casa, bandeira BR e outro, perto da sogra bandeira IPIRANGA. E os dois sempre me pareceram bons postos de gasolina, com qualidade e bom preço (dentro do que o cartel permite, é claro)

Mas aí, fechando as médias do carro pude perceber que quando abasteço no IPIRANGA, meu carro faz 7,4 KM/L de gasolina e quando abasteço no BR, meu carro faz 8,9KM/L. Opa, tem alguma coisa errada então, não tem?

Pois é, a gasolina não parece ter saído da mesma refinaria ou algo assim, mas vamos lá, continuando.

Um brother que trabalha comigo comentou que seu carro estava falhando com o motor frio. É um carro a gasolina. Então, depois de muito pensar, chegamos a conclusão que deveria ser combustível, ou podre ou adulterado, batizado, algo assim.

Pois eis que ele abastece em outro posto, com o preço normal em relação aos demais, e o carro para de falhar.

Aí eu pergunto, você sabe o que está comprando quando paga 10, 20 centavamos mais barato que os demais postos?

Eu acredito que você está comprando problemas. Tubulações, pistões, velas, válvulas, filtros e um monte de outras coisas que você vai ter que trocar no teu carro não vão justificar os 10 centavos por litro que você vai ganhar abastecendo num posto barato. E barato aqui não tem nada com bandeira de postos. Esse meu colega colocou a gasolina num posto da SHELL, legalizado e tudo mais...

Talvez o preço seja o melhor indicativo mesmo. Observe abaixo, para compreender um pouco melhor:

Você abastece 100 reais num posto que está diferente dos demais, por exemplo 2,599 enquanto todos os outros estão custando 2,799:

LITROS: 38,476
RENDIMENTO MÉDIO: 7,4 KM/L
KM RODADOS: 284,7

Ok, você resolveu colocar os mesmos 100 reais de gasolina num posto que custa 2,799. Então temos o seguinte:

LITROS: 35,727
RENDIMENTO MÉDIO: 8,9
KM RODADOS: 318

Opa, mas e a economia ficou onde? Afinal, você comprou gasolina mais barata e rodou bem memos, não é?

Para rodar os mesmo 318 KM com a gasolina do posto a 2,599, você teria que colocar 42,973 litros que custariam 111,68 reais. Ou seja, é uma economia que vale a pena?

E um detalhe importante que é preciso lembrar, o posto, a bandeira e o preço não regulam muito, o importante é observar o rendimento do carro. Zerar o odometro parcial e acompanhar quantos KM o carro rodou com os litros que você colocou é uma dica, essa atitude te ajuda a escolher o posto de gasolina de sua confiança.

Eu já tenho o meu!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!