terça-feira, 17 de abril de 2012

Escolinha DLQ

 Hoje esta cada vez mais difícil e mais caro tirar a velha e cansada carta de motorista. Poderia questionar agora o termo "mais difícil" e aprofundar o tema - que envolve uma nebulosa trama de taxas, rematriculas e muito dinheiro, mas não o farei. Prefiro levantar um tema de mais fácil compreensão e dissertação. Na verdade, na minha cabeça, estava tudo muito claro. Mas pelas experiências que tenho diariamente, não esta.

Essa belíssima foto tirada pelo espetacular fotógrafo que vos escreve mostra uma das dezenas de placas que vemos diariamente pela cidade. Esta, como tantas outras, fazem parte do nosso dia a dia e seus significados nos são ensinados desde sempre por nossos pais ou assemelhados, ou mesmo durante nossa passagem pela auto-escola.

Alguém sabe me dizer o que ela significa? Hein? Hein?

Se você sabe, parabéns. O problema é que muitas pessoas (MUITAS mesmo) não sabem. Ou fingem não saber. Esta placa diz que nos horários citados é permitido apenas desembarcar. Nos demais, o estacionamento esta permitido.

Ficou na dúvida? Não se envergonhe.

Se a placa tivesse duas barras vermelhas nas diagonais - e sem a sinalização dos horários - seria proibido parar e desembarcar. Se não tivéssemos a placa nessa via, a faixa em amarelo também impediria o estacionamento. Com faixa branca e sem placa, o estacionamento estaria permitido.

Esta placa gera muita discórdia no trânsito pela simples ignorância dos motoristas. Ela esta presente em diversas ruas que apresentam grande movimento durante a semana, mas que nas noites e também nos finais de semana, o tráfego é mais leve e pode-se parar ali.

A placa da foto esta na rua Jacarezinho, mas temos muitas delas em outras avenidas importantes, como na Visconde de Guarapuava, Erasto Gaertner (parente distante do grande LG) e em muitas outras. Se você se deparar com uma placa como essa e um carro estiver parado ali nos horários que não estão assinalados, não se revolte. O motorista em questão, normalmente eu, esta no seu pleno direito e dentro da legislação.

Deu pra entender? Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!