segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ovos de Páscoa? Só se forem fritos...

Até hoje ninguém conseguiu me explicar porque um ovo de chocolate. E ainda, ninguém conseguiu fazer qualquer tipo de relação do chocolate, do ovo e de jesus que me service de explicação!

Mas até então, eu já ganhei muitos ovos e também, dei aos meus filhos muitos. Mas esse ano acho que a coisa vai ser um pouco diferente. Não por causa dos ovos ou os significados que eles possam ter, mas por conta do mercado. Afinal de contas, será que vou pagar 3 vez ou até mais pelo KG do chocolate só por causa do formato?

Numa conta rápida, o chocolate em barra para fazer ovos no mercado custa algo em torno de 20 reais. E tem ovo custando tranquilamente 60 reais. Outros até mais que isso.

Bem, se o ovo e o chocolate são ícones que usamos para comemorar a páscoa (outra coisa que não sei o que é ao certo), então, uma dúzia de ovos e algumas barras de chocolate podem muito bem fazer esse papel, não é mesmo?

Sim, eu sei, muitos irão me chamar de mão-de-vaca (vai hífen?), pão-duro (vai hífen?), avarento, sovina, miserável, mesquinho, unha-de-fome, mão-de-finado e tantos outros adjetivos que nem conheço ainda. Mas, me dizer que  o custo de produção de um ovo da páscoa é 3 vez ou mais o custo de produção de uma barra de chocolate é no mínimo me chamar de burro e pedir para eu assinar embaixo.

Ah, mas tem aquelas com os brinquedos e com os bombons dentro e coisas assim: será que precisa disso para se comer um ovo de páscoa? Acho que não, e se apenas comemorar a páscoa (repito, não sei direito o que é isso, mas tem a ver com Jesus, certo) não é o bastante, então, meus filhos, sinto muito. Esse ano, papai está tendendo a não dar-lhes ovos de páscoa.

Se no brasil o imposto é alto, OK! Mas que tem muita gente lucrando com essa desculpinha esfarrapada, isso tem. Coloca então, na embalagem, o custo de produção e do imposto para sabermos quanto é o lucro de todas as etapas de distribuição. Por exemplo: se um ovo custa 10 para fazer, 10 de imposto e 10 de lucro para o fabricante, porque ele é vendido a 60?

Tudo bem, eu raspei meu cabelo e fiquei com cara de ainda mais otário, mas infelizmente, eu só tenho a cara, o jeito de andar e a forma de falar, mas não sou otário não. Deixei o iPhone de lado por causa disso, ando de carro velho por causa disse e agora, vou deixar de comer ovos de chocolate por causa disso também.

Porque é que os preços são tão segredos assim?

Deve ter castanha nesse chocolate...

E mais uma coisa, cuidado com o preço do bacalhau que deve ficar um pouco mais salgado nessa época... Quer apostar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!