segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ter um ideal é sentir-se vivo. Obrigado amigos!

112 votos.

Analisar um resultado como esse  nas eleições para vereador em Curitiba nos leva àquela velha história do copo cheio e do copo vazio. Vai do olho de quem quer ver. Ou não ver.

Sair da letargia rotineira que nos murcha diante de tudo que esta ao redor é algo que sempre deve ser exaltado. Parar de reclamar (seja na fila do supermercado ou numa rede social qualquer) e agir é o que nos torna mais vivos. Dá uma sensação gostosa de ser parte do mundo e não apenas assisti-lo "acontecer".

Este blog nasceu de um comichão. De uma inquietação. Ou quem sabe de uma revolta.

Dois jornalistas incomodados com muitas coisas que acontecem na nossa cidade. Mais que jornalistas. Cidadãos que não aceitam ver o que a política deturpada pode gerar de malefícios aos nossos semelhantes. Descaso com o dinheiro público, problemas nas ruas, bairros, regiões. Falhas na saúde, na segurança, na conservação pública, na educação. Desrespeito ao curitibano e seus vizinhos.

Criamos o Diário Leite Quente e partimos na missão de "fazer a nossa parte". E conseguimos coisas fantásticas. Na série "Desafios DLQ" conseguimos "salvar" um casa de adolescente do interior do cruel bullying em uma escola da capital (que gerou, inclusive, abertura de inquérito administrativo da Secretaria de Educação contra a diretora). Também, motivados por nossa "denúncia" conseguimos contribuir de maneira determinante para evitar o fechamento de uma escola estadual que seria incorporada por outra. Fomos festejados pelos representantes da escola quando a decisão foi modificada.

Conseguimos também forçar a URBS a cumprir com contratos assinados com donos de bancas de revistas de Curitiba para dar manutenção aos locais (que corriam sério risco).

Mostramos a quase que completa falência da interatividade virtual com os vereadores de Curitiba. Em todos esses "Desafios" entrávamos em contato com os vereadores pedindo o posicionamento deles em relação diversos assuntos pertinentes e de interesse público. A esmagadora maioria nos ignorou veementemente. Poucos responderam conforme interesse pessoal e apenas 4 de 38 nos responderam todas as vezes.

Depois de relutarmos em querer dar mais um passo, acabamos decidindo arriscar. O projeto DLQ na Câmara foi lançado, tendo o meu amigo LG como o candidato.

A correria, dentro das nossas limitações, foi muito grande e o resultado final está representando na primeira frase deste texto: 112 votos. Foi um resultado espetacular. Foram votos em TODAS as zonas eleitorais de Curitiba. Pessoas que se sensibilizaram com nosso ideal e decidiram nos dar um voto de confiança. Sem dinheiro, mas com um ideal. Sem promessas de cargos e negociatas. Algo REALMENTE puro.

Por força partidária tivemos que associar o nosso nome ao do atual prefeito, o que nos frustrou muito. Aliás, particularmente, a postura do partido nos decepcionou a cada nova reunião (mas isso será tema para muitos outros posts).

Por fim quero agradecer a todos que confiaram. Tenham a certeza de que não desperdiçaram o seu voto, afinal nosso trabalho aqui vai continuar. O trabalho de quem foi eleito eu não garanto.

Fiquem todos em paz, mas sempre vigilantes. O Diário Leite Quente segue... MAIS FORTE DO QUE NUNCA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!