sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Reflexão de um sóbrio num mundo de irresponsáveis

Por motivos óbvios, o mundo não acabou. Que tal aproveitar o assunto mais comentado nos últimos dias (o fim do mundo) e a principal notícia de hoje (a revisão da Lei seca) para fazer uma reflexão bem profunda sobre nossas vidas. Que tal considerar o dia de hoje como ponto de partida para uma mudança de mentalidade e projetar uma vida mais longa para você e para os que o cercam? Se a gente se ajudar, fazer a nossa parte, é possível.

Tenho ótimos amigos que correm risco de vida semanalmente - até diariamente - ao beber e dirigir. O mais assustador é que muitos deles sabem disso e mesmo assim se expõem a isso frequentemente. A que conclusão chegamos? São idiotas? Talvez. Imprudentes e imaturos? As vezes. Alguns. Irresponsáveis? Todos eles. Então porque continuam? Seria o vício? Pode ser, já que a certeza de que o alcool não os afeta os tornam ilusoriamente invencíveis.

A pergunta é: Até quando?

A morte, a desgraça familiar, os prejuízos, o arrependimento estão logo ali. Na próxima esquina, no próximo cruzamento. No poste a seguir, no ônibus passante. No "outro" que nada tem a ver com isso.

Podemos fazer o nosso "mundo novo" a partir de agora.

Vai sair para a bebedeira? Não recrimino. Aliás, jamais o fiz. Agora... põe a mão na consciência, meu amigo. Vai de taxi. Pegue carona com alguém que não bebeu. Não corra esse risco absurdo de estragar com a sua vida e com a vida de todos que te amam. Afinal, se você não percebeu, tua morte ou tua "imprestabilidade" serão fardos carregados pelos que ficam. Não por você.

A revisão da Lei Seca traz alterações importantes para tentar diminuir ainda mais as tragédias comuns. A besteira do "não produzir provas contra si mesmo", se não pode ser extinta, pelo menos será deixada de lado por outros tipos de provas de embriaguez. E vai doer no bolso. E vai te fazer voltar pro busão. E, acima de tudo, a nova Lei tem o poder de TE MANTER VIVO. Essa é a grande novidade.

Faça o seu calendário - a partir de hoje - trazer dias mais felizes para você e para os que te amam. Dias mais responsáveis e seguros. Prudentes. Duradouros. Felizes.

Aproveitem a sobriedade da manhã de sexta-feira qualquer para entender isso. Leia, reflita e MUDE. Fique bêbado... dane-se o mundo. Mas volte pra casa de taxi, de carona. Não se exponha e nem ME EXPONHA à sua irresponsabilidade. Eu quero viver. Se não quiser, se mate sozinho.

6 comentários:

  1. Show de bola... perfeito...
    Não é so com outros que isso acontece... pode acontecer com você em qualquer momento.

    ResponderExcluir
  2. para se ter uma boa vida e ser feliz é simples. encontre uma boa mulher, comporte-se como homem. o resto vira com o tempo. se beber primeiramente fique calado para nao falar besteira e se arrepender depois, e nunca dirija.
    sua mensagem é brilhante. parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Obrigado pela participação e comentário Naza. Depende de nós fazer alguma coisa para mudar ou conscientizar. Juntos podemos mudar

      Excluir
  3. O primeiro passo com a nova lei está dado. O segundo seria as cidades responderem e ofertarem mais transporte público de madrugada. Eu não tenho carro, antes que me perguntem, mas seria bem melhor com essa contrapartida, pois salvaria vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ser uma alternativa sim, mas quem bebe deve arcar com os custos deste transporte seguro. Passar a responsabilidade para o poder público me parece cômodo demais, embora a economia com tratamentos médicos causados por acidentes pagasse por esse transporte. Tudo é uma questão de pensar 'além do lugar comum'

      Excluir

Desabafe!