segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Canaletas exclusiva? Não, acho que não...

Uma época, eu lia nos jornais, ouvia no rádio e assistia na televisão que, os ciclistas tinham invadido as canaletas exclusivas dos ônibus expressos. Nossa, que tristeza, né, afinal de contas muitos desses ciclistas foram atropelados, outros não, e tudo ficou de boa. A polícia fez uma campanha e prendeu algums bicicletas e agora, um ou outro utiliza a canaleta. 

E aí, tudo terminou bem?

Não. Infelizmente agora, as canaletas exclusivas estão servindo além dos bombeiros e ambulâncias, que até acredito ser justos, os policiais militares, civis, municipais, rabecão do IML, enfim, de exclusivas não tem mais nada. E os acidentes volta-meia acontecem. Tempos atrás um carro de polícia descaraterizado, atropelou e matou uma jovem na canaleta da marechal.

E hoje, pela manhã, foi um ligeirinho, que também não deveria andar nas canaletas exclusivas que se envolveu num acidente.

É fato, comum, só não vê quem não quer. Tem motorista do ligeirinho Pinhais - Campo Comprido que sai do terminal e já pega a canaleta. Tem outros que entram na canaleta no cruzamento da Avenina Afonso Camargo com a Agamenon Magalhães e tem alguns que fazer esse procedimento na esquina da Afonso Camargo com a Rua Schiller. Seja onde for, sempre rola essa história da canaleta ser utilizada por essa linha de ligeirinho.


Esse é um dos muitos que vai rolar enquanto a canaleta do expresso que vai do centro ao capão da imbuia e que ramifica até o centenerário continuar sem os investimentos tão necessários por parte da prefeitura.

Um viva para mais um acidente...

4 comentários:

  1. Caro Luiz, sou motorista e concordo com vc , a canaleta esta saturada de ciclistas , pedestres e viaturas de policia ,ambulancias mesmo nao estando em emergençia enfim muito outros veiculos ; pois bem logo logo é o onibus que sera errado em estar trafegando na sua canaleta que se diz` ESCLUSIVO PARA ONIBUS ´ . Em relação aos ligeirinhos , ha um horario difinido e regras para a utilização da canaleta , que autoriza os mesmos a trafegaren na referida canaleta , horarios de pico . Fora destes o motorista estara errado e assume os riscos .ok grato

    ResponderExcluir
  2. Estão faltando regras para os ligeirinhos circularem nas canaletas. Eles andam mais rápido que os expressos, geralmente fazem ultrapassagens e não param nos pontos. As pessoas não estão acostumadas com este tipo de comportamento nas canaletas, digo ainda que com relação à cor dos ônibus (que é diferente do vermelho dos expressos) pode causar confusão. Ultrapassagens deveriam ser proibidas além de terem que reduzir muito a velocidade nos pontos que é região que concentra mais movimentação de pessoas. Não sou contra o uso dos ligeirinhos nas canaletas mas devem existir regras para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas observações. Pena não poder tratar-lhe com o respeito usando seu nome, mas agradeço pela participação. Acredito que juntos, todos nós usuário podemos pedir, cobrar e com certeza, mudar alguma coisa.
      Você toparia, mandar um e-mail para nossos nobres governantes (vereadores) expondo essas ideias? Se sim, me avisa, montamos um e-mail juntos: EU + VOCÊ + DUDU e lançamos assim, um novo Desafio DLQ.

      Excluir
    2. ola Luiz, desculpe não me identificar anteriormente mas topo contribuir para melhoramento das condições de segurança da população quanto à este assunto. Ontem mesmo presenciei um atropelamento com ligeirinho na canaleta em frente ao tubo Morretes na República Argentina. Abs. Klaus

      Excluir

Desabafe!