segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sábado - com sabor e saúde

E não é que no sábado eu fui comer um pastel? Sim, sim, eu fui comer um pastel no que antigamente era o varejão do Capão da Imbuia e que hoje é um prédio bonito, cheio de classe e, caro, muito caro. Não comprem verduras e frutas lá, é muitoooooooo caro!

Mas, o que me chamou atenção no sábado lá nem foram os assaltos cometidos pelos vendedores e sim, uma ação da Secretaria Municipal do Abastecimento, através do Departamento de Educação Alimentar e Nutricional.

Primeiro, a Diana mostrou de forma bastante didática as quantidades de gordura, açúcar e sal de alguns alimentos. Ao lado de cada alimento, havia uma colher com uma representação da quantidade de gordura, ou um frasco representando a quantidade de açúcar e de sal. A explicação realizada de forma bastante simples, parecia atingir em cheio a consciência das pessoas que se permitiam assistir a explicação. E junto com essa explicação, eram entregues os panfletos explicativos que eu tentei escanear e colocar aqui:


Mas além disso, eles estavam dando uma amostra do que eles chamam de sal de ervas, uma alternativa ao uso indiscriminado do sal de cozinha, que tanto mata na sociedade moderna. Não experimentei ainda, mas já estou animado com essa possibilidade.

E, do lado de fora, uma VAN da prefeitura, toda preparada, estava oferecendo sucos naturais, feitos na hora e com a instrução e receita de como fazer.

Sucos como:

- Cenoura, abacaxi e gengibre;
- Manga, cenoura e limão (experimentei e é bom pra carai);
- Suco dourado;
- Suco de couve com limão;
- Suco de couve com maracujá;
- Suco de beterraba com limão (experimentei e é bom pra carai);
- Suco antioxidante;

Com esses exemplos, é possível com um investimento maior em tempo e menor em grana, manter uma vida mais saudável e com uma alimentação melhor, proporcionar um futuro com menos idas a médicos, hospitais e blá, blá, blá... Eu sei disso, você sabe disso, todos sabemos disso. Só falta colocar tudo em prática.

E meus parabéns ao pessoal que esteve lá no sábado, o trabalho de vocês é de grande importância e de grande valor.

Esse parabéns vai a todos da Secretaria que estiveram envolvidos!

A Secretaria responsável pelas calçadas do Capão da Imbuia, não resolveu ainda o problema da obra no capão, que simplesmente ferrou as calçadas, mas a de Abastecimento, parece sim estar muito preocupada com o cidadão e seu futuro saudável.

É o poder executivo, mostrando que ainda há alguma esperança... Será?

Quem quiser informações sobre essas ações, receitas dos sucos ou maiores informações, pode entrar em contato com o Departamento de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal do Abastecimento pelo telefone (41) 3350-3858 ou visitar o site.

Fique de olho, nem sempre a culpa é só do governo, tem coisas que podemos mudar.



Um comentário:

  1. Que bom que você gostou das explicações!! Através do blog, sinto-me feliz por perceber que nosso objetivo foi alcançado, as pessoas entenderam a necessidade da mudança dos hábitos alimentares!! Obrigada!
    Diana Marcon

    ResponderExcluir

Desabafe!