quinta-feira, 10 de abril de 2014

Efeitos da copa (2)(?!)

Antes de qualquer coisa, esse texto é uma reflexão do colaborador LG, não refletindo a opinião dos demais que aqui escrevem.

Nunca escondi, seja aqui nesse blog ou em qualquer outro momento de minha vida, o quanto sou contra esse lixo de copa do mundo e tudo, a ele, está envolvido. Da megalomania de Luiz Inácio ao derrame de dinheiro público numa várzea chamada de arena, a copa do mundo esconde muito mais mistérios políticos-economicos-sociais do que a existência de deus.

Não a toa, não consigo entender porque é que estão reformando a rodoferroviária de curitiba, usando a copa do mundo como desculpa. Mais de 35 milhões para colocar umas escadas rolantes e fazer um ou outro acesso. 35 milhões! OK, 35 milhões não é nada tão digno quanto os 310 milhões num circo chamada Arena. Porém, nesse circo, os palhaços não são bem os que estão em campo... ahhhhh...

Hoje no rádio, um locutor leitor de matérias de 7ª categoria, explicou que a expectativa dos "turistas da copa" giram em torno de 160 mil pessoas. Entre 20 e 30% estrangeiros. Ora, não sendo o burro que eu desejo ser, posso muito bem fazer uma conta bem simples:

310 milhões só na arena da baixada
160 mil turistas
-----------------
1937,50 reais gastos por turistas

Isso quer dizer que a grosso modo, desconsiderando que a FIFA não vai pagar 1 centavo de imposto, que os turistas vão comprar tudo com nota fiscal e os caralho... Então, pensando assim, cara turista teria que pagar de imposto para quitar a Arena o montante de 1937,50 apenas de impostos.

Numa projeção nada otimista de que no brasil, lar deste deus que não sei no que anda pensando, 40% de tudo que se gasta é imposto, vamos lá.

O turista, para pagar 1937,50 de imposto, precisaria gastar em média, 4843,75.

Cada um dos turistas precisa gastar 4843,75 para que apenas o valor investido na ARENA retorne na forma de imposto.

Somem a isso, 10% dos garçons, 10% da taxa de serviços em hotéis e semelhantes, os custos de embarque e a taxa dos taxista, e então, percebo que o retorno de toda a grana investida, não será assim tão bom quanto estão falando por aí.

Até porque, curitiba não tem hotel para 160 mil pessoas. Até porque, ninguém pode ter certeza de que virão 160 mil pessoas num estádio onde mal e porcamente vão conseguir entrar 40 mil (5 mil devem ser só os chegados da FIFA, artistas e outro malditos que não gastam 1 centavo sequer).

Para que então essa copa do mundo serve?

Bom, tirando a política do bom e velho pão e circo - em curitiba o pão está cada dia mais indigesto - sobra o circo. Que nem é para todos... Então, só consigo perceber uma coisa para toda essa farra de dinheiro e copa do mundo: desviar atenção.

Afinal de contas, dia 30 de junho é o ultimo dia para que algum précandidato, se declare e formalize sua candidatura na convenção do partido.

Ahhhhh e é dia de oitavas de final Enquanto o estádio mané garrincha e o beira rio, em Brasilia e Porta Alegre respectivamente estarão lotados de torcedores, o brasil verá (ou não) a maior rasteira política de todos os tempos - Lula sai candidato e Dilma, vai pastar...

Anotem o que estou escrevendo, duvido que essa copa não tenha sido muitooooooo bem pensada a tempos para que isso ocorra. Duvido...

E quanto aos efeitos da Copa? Por mim, que os funcionários da baixada fiquem em greve por mais 45 dias... é o suficiente para ferrar tudo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!