sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rapidinhas de sexta-feira + Efeitos da copa (3)(?!) + Mini Desafio DLQ

Vamos lá, claro, na ordem em que os fatos foram citados no tema desta postagem. E olha, é impressionante como as coisas funcionam no brasil.

RAPIDINHAS DE SEXTA-FEIRA

Para começar, hoje pela manhã, um ônibus chegou ao terminal do Capão da Imbuia, soltando digamos, mais fumaça do que o habitual. Fiquei apenas observando pois não tinha muito a fazer a não ser correr se o fogo fosse confirmado. Não era fogo, eram apenas as lonas de freio que esquentaram mais do que o normal. Isso até acontece com caminhões em certa frequência, mas em ônibus, confesso nunca ter visto porém, depois de uns 3 minutos apenas olhando, o motorista muito preparado pegou o extintor de incêndio do veículo e desferiu alguns jatos nas rodas. Não era fogo! Ufa, todo mundo salvo e a copa continua.

Esse fato, gerou a segunda rapidinha de sexta-feira. No ônibus que eu entrei, o motorista conversava com outro cidadão sobre o freio esfumaçado do outro veículo... Lá pelas tantas, o papo fluiu com o seguinte texto:

MOTORISTA: Nas minhas férias, fui para o Rio (não sei qual) e bati um bitrem. Arrebentei a frente. Dormi, cara, estava bem devagar, mas dormi.

OUTRO CIDADÃO: Sério?

M: Sim.

O: É complicado esse papo de sono no volante, esses caminhoneiros ficam muito tempo acordado.

M: É. Rebitão...

O: Sério?

M: Sim... Aqui na empresa teve 6 que saíram para a estrada. 3 não aguentaram a pressão e tão de volta. Não conseguiram... Tomavam 3 rebitão e um café para fazer uma pegada daqui (Curitiba) até Minas, Rio de Janeiro... Pareciam até um robo dirigindo... fica ligadão...

O: Sério?

M: Sim... E não aguentei...

Escrevi este texto aqui para demonstrar uma coisa: esses tempos atrás foram aprovadas leis e regras para os profissionais caminhoneiros, entre elas, regras de condução no que diz respeito ao descanso obrigatório, regras que determinam exames periódicos e pausas regulas. Tudo isso, é uma besteira. Algo sem sentido. Um monte de merda escrita que não vale para nada, absolutamente nada.

Afinal, de que vale uma maldita lei se não há no país, no estado, na cidade, no bairro - órgãos responsáveis em fiscalizar e fazer cumprir a regra? Precisamos de mais regras se nem as que temos cumprimos?

---------------------------------------------------------------------------------

EFEITOS DA COPA (3)(?!)

Se você nunca tinha lido o www.dlq.com.br e não entendeu porque efeitos da copa (3)(?!), dá uma lida nesses links a seguir:
Efeitos da copa (?!)
Efeitos da copa 2 (?!)

Pois eis que ontem, ao ler os grandes portais de notícia desse Interior Asfaltado que é curitiba, me deparei com a nota de que o vereador Mestre Pop (PSC) fez um projeto de lei que autoriza os Taxis do interior asfaltado rodar nas canaletas dos ônibus expressos biarticulados durante a copa do mundo.

Eu não sabia, na hora, se eu ria ou chorava. Não consegui entender se isso era bom ou era ruim. Não pude acreditar que um representante eleito pelo povo tenha tido tamanha capacidade de propor algo assim, que nem sei se flutua entre o absurdo, o incoerente e o projeto do ano.

Porém, depois de tanto refletir, preferi lançar um pequeno desafio, que escreverei na próxima parte do jogo.

E antes que os nobres vereadores me respondam, vou pedir desculpas ao nobre vereado e aos leitores que gostam da copa do mundo, mas essa ideia, repito - depois de bastante refletir - é no mínimo absurda para no dizer pior. As canaletas existem com um fim específico, que já é quebrado com a passagem de ambulâncias, carros de polícia - à paisana e a serviço, bicicletas, carros da prefeitura, skates, ônibus de transporte de portadores de necessidades especais, ligeirinhos... Ou seja... quase só não rodam mais os expressos.

---------------------------------------------------------------------------------
 MINI DESAFIO DLQ

Primeiro que lançar desafios numa sexta-feira é pedir para ser ignorado. Afinal de contas, é véspera de final de semana e essas coisas.

Porém, vou encaminhar aos nossos vereadores uma simples pergunta, que será desmembrada em duas:

- Qual é a função primeira, a verdadeira função das canaletas de ônibus da cidade de Curitiba?
   - Vocês sabem quem hoje em dia utiliza essas canaletas?

Gostaria muito que todos me respondessem, mas tenho certeza que ficarei no vácuo novamente.

Mini Desafio Lançado em 3, 2, 1...

Mandei o desafio as 8h15 minutos. As 9h20, a primeira resposta: Cristiano Santos (aliás, ele quase sempre responde)

Resposta 1 - Cristiano Santos

"Bom dia,

Canaletas é uso exclusivo do transporte coletivo. Sendo hoje liberada também a utilização para ambulância, bombeiros e policiais.

Apesar de que temos os ciclistas que as utilizam devido a mais de uma década de atrasado que Curitiba teve para implantação de planos de governo com ciclovias.

Função é que os ônibus circulem sem congestionamento e somente parem para embarque/desembarque e nos sinaleiros do percurso, tornando a viagem mais rápida.

Sistema implantado na década de 70, sendo considerado a única grande contribuição do Brasil para o mundo na questão da mobilidade urbana.

Att
Cristiano"


Resposta 2 - Bruno Pessuti

"- Qual é a função primeira, a verdadeira função das canaletas de ônibus da cidade de Curitiba?
Transportar pessoas com mais agilidade

- Vocês sabem quem hoje em dia utiliza essas canaletas?

Hoje utilizam ônibus do transporte coletivo, viaturas diversas e ciclistas em bicicletas corajosas"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!