domingo, 29 de março de 2015

E o meu parabéns vai para? Não, não vai para Curitiba nem para os curitibanos...

Eu não sou ignorante muito menos o que poderia ser chamado de limítrofe e por isso, vou escrever o que eu sinto por essa cidade no dia do seu aniversário. Porque não escrevi antes? Porque não tinha pensado nisso mas hoje, enquanto mais de milhão comemoram os 300 e tantos anos, eu não vejo qualquer motivo para comemorar.

Vou começar a expor meus pensamentos a respeito e na verdade, não estou escrevendo para receber contra argumentos, e respeito que tem gente que ama essa cidade, até porque até onde sei, meu nobre dudu parceiro de blog e amigo, é um desses apaixonados.

-> Curitiba é uma cidade modelo: MENTIRA Curitiba foi uma cidade modelo. Durante algumas décadas, foi uma cidade bem planejada, na qual as vias rápidas eram novidade e eficientes, nas quais as canaletas eram show de bola, na qual o transporte público era eficiente, as ciclovias eram espaços que ligavam parques e que servia para transporte individual, coletivo e lazer.

-> Curitiba é uma cidade ecológica: MENTIRA GIGANTE Curitiba foi, mas se você fizer um esforço e observar as fotografias mais antigas do google da cidade de curitiba, você verá que boa parte da ecologia e área verde da cidade, sucumbiu ao mercado especulativo imobiliário - sobradinhos e prédios... faça esse teste e verás. Na minha quadra, tudo o que tinha de verde, está ficando cinza em nome do progresso, e porque tenho que parabenizar?

-> Curitiba é uma cidade limpa: MENTIRA Se comparada a outra cidades, somos até mais limpinhos mas, infelizmente, eu que moro aqui há mais de 35 anos, posso dizer que isso aqui já foi muito melhor, muito mais limpo e claro, muito mais aconchegante.

-> Curitiba é uma cidade boa de se viver: VERDADE/MENTIRA Curitiba é uma cidade tão violenta ou mais violenta que são paulo e rio de janeiro (mantendo as devidas proporções), curitiba tem um trânsito infernal, para o qual os ultimos três prefeitos têm feito bosta nenhuma para mudar ou melhorar, tem o pior sistema de transporte coletivo que só leva fama porque é integrado, mas que em eficiência, demonstra ser no máximo igual ao de qualquer outra metrópole de 6º mundo. Eu uso o sistema de transporte coletivo, eu sei. Sempre usei, nunca o vi tão ruim quanto está agora.

-> Curitiba é segura: MENTIRA Curitiba já tem sua cracolândia, da qual a prefeitura e os representantes da população muito devem se orgulhar pois não fazer nada, aliás, agora até ônibus terá pra dar conforto pros "craqueiros"... Temos também nossas regiões de intenso tráfico de drogas, temos nossas favelas e tudo mais que uma cidade de 7º mundo qualquer tem, e se compararmos ao rio de janeiro, temos a desvantagem geográfica de estarmos a 100km do mar.

Enfim, me desculpa, mas isso onde vivo não é, nunca mais foi a Curitiba que merece meus parabéns. Não, não vou comemorar com essa cidade imunda, suja, desorganizada e insuportável que se tornou curitiba.

Sei que tem gente que ama, mas eu, não mais. E graças a nomes como Beto Richa, Ducci, e Gustavo Freut, tudo já andava não muito bom, ficou muito pior, horrível.

Não parabenizo Curitiba, nem os curitibanos nem o cicloprefeito ciclogustavo ciclofruet que além de não fazer nada por essa cidade que ele diz amar, deveria pegar sua bicicletinha e ir para o 5º, 5º andar de um prédio qualquer dessa cidade que um dia foi linda, mas que hoje, é uma mini são paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!