sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Como economizar ao alugar um imóvel? Dicas essenciais

A economia deve ser pensada de todos os pontos
Crédito da imagem: Pexels.com

Alguns ditados antigos dizem que o aluguel é um dinheiro jogado fora. E isso não deixa de ser verdade, mas para muitos, é a única opção de moradia diante da realidade da economia brasileira.

Para quem vive de aluguel em Curitiba, é possível perceber um padrão de comportamento do mercado. Os imóveis que estão com valores mais acessíveis, em sua maioria, estão localizados em regiões mais afastadas do centro, isso quando não são em cidades ao lado da capital.

Por isso, é preciso prestar bastante atenção aos detalhes para tentar conseguir pagar um pouco mais baixo no aluguel e tentar guardar dinheiro para comprar a casa própria.

É preciso estar atento ao ‘preço baixo’ isso pode ser uma cilada na hora do negócio. O valor mensal do aluguel estará relacionado as condições da moradia, localização e na segurança.

Se você está buscando uma casa para morar, separamos alguns dicas essenciais para você economizar todo mês com habitação.

A localização influencia no preço e na qualidade de vida

Esse fator é o mais importante, senão um dos mais importantes na hora de fechar um contrato de aluguel. A localização deve trazer segurança, fácil acesso aos meios de transporte público e saúde, além de estar cercada de comércio.
Não precisa procurar uma casa somente nos bairros mais chiques e tradicionais da capital. Você pode buscar por imóveis mais longe do centro, mas que sejam mais espaçosos e mais baratos

As condições do imóvel devem ser analisadas pessoalmente

Esse fator deve ser levado em consideração desde a pesquisa pelos imóveis. Após achar os locais que mais agradam em relação ao tamanho, comodidade e localização, é hora de começar as visitas!

Verifique se as condições de habitação do imóvel são boas, se realmente o local não está caindo os pedaços. Se chuveiro, torneiras, janelas, portas, entre outros sistemas estão funcionando corretamente.

Verifique também a idade de construção do local, isso vai dizer se o imóvel precisa ou não passar por uma reforma de maneira mais urgente. Depois que você pega as chaves, tudo que for preciso arrumar será de sua responsabilidade, na busca de viver da melhor maneira.

Se for apartamento, não esqueça do condomínio

Quando falamos em casas para alugar, pensamos exclusivamente no valor mensal gasto para arcar com a despesa de moradia. Porém, quando o assunto é apartamento, outro valor alto deve ser contabilizado no quesito habitação.

Os apartamentos ficam dentro de condomínios fechados que precisam de uma taxa mensal para manutenção.

Quanto mais comodidade e benfeitorias o condomínio oferece para o morador, mais caro fica a taxa mensal paga pelo inquilino.

O tamanho do apartamento não é o maior dos problemas quando se fala nessa taxa, e sim as comodidades como elevador, piscina, academia, salão de festas, entre outros.

É preciso buscar um imóvel que atenda as necessidade de espaço do morador, mas que não seja quase um clube de diversão dos finais de semana.

Fatores que aumentam o preço do condomínio

- Elevador
- Piscina
- Academia
- Sistema de segurança
- Salão de festas
- Quadras esportivas

Tente uma negociação direta com o proprietário

Quando você está em busca de um apartamento para alugar, ou até mesmo casa, tento o contato direto com o proprietário do imóvel. Como as imobiliárias precisam dar garantias aos contratos de locação, algumas taxas são cobradas do inquilino, que encarecem um pouco mais no final do mês.

Se você conseguir fechar um contrato regularizo com o proprietário, por um período de tempo mais longo, dando algumas garantias de pagamento, a conta pode ficar mais barata no final do mês.

Outra estratégia interessante para economizar um pouco mais no aluguel é tentar negociar algum desconto para o pagamento antecipado dos aluguéis.

Imóveis novos custam caro

Os imóveis que acabaram de ser construídos tem a tendência de manter o preço do aluguel um pouco acima da média. Por serem novos, e muitas vezes ainda não foram utilizados, tudo está funcionando em perfeito estado e as benfeitorias são dotadas de mais tecnologias do que os apartamentos mais antigos.

Você não precisa encarar uma casa velha caindo os pedaços para economizar, mas é preciso estar ciente que os imóveis entre 10 e 20 anos de produção são os mais atrativos para quem precisa economizar no aluguel.

Economize, mesmo pagando aluguel

Isso parece ser uma missão difícil de ser realizada, mas não é. O planejamento e organização financeira podem ser a melhor ferramenta para você poupar mensalmente e sair do aluguel antes mesmo do que pensava.

Se você colocar na ponta do lápis toda sua renda e quais são seus custos mensais, terá um direcionamento sobre como seu dinheiro é gasto.

Diante disse, planeje cortas alguns desses custos extras e comece a juntar. Se você evitar parcelamentos, por exemplo, não precisará ficar se preocupando quanto por mês do seu salário sai somente para pagar parcelas.

Se você estiver pensando em fazer a compra da sua casa própria precisa saber alguns detalhes importantes:

Entrada

Pensem em juntar a maior quantidade de dinheiro possível para pagar a entrada e amortizar uma parte da dívida.

Assim você consegue diminuir o valor das prestações mensais ou até mesmo diminuir o longo prazo de pagamento.

Financiamento

É praticamente impossível comprar uma casa no Brasil a vista. Por isso, o Governo Federal vem disponibilizando linhas de créditos que permitem a aquisição da casa própria com taxas mais atrativas.

É preciso se planejar para pagar a prestação no final do mês, porém é a mesma situação que você paga o aluguel.

Na prática é melhor pagar o financiamento porque com o passar dos anos, o imóvel somente valoriza e é um bem seu. Já com o pagamento do aluguel o dinheiro não se reverte em nada, apenas custeia a estadia temporária em um local.

Tudo que você paga de aluguel não é para você e nem tornará o imóvel seu, por isso pagar aluguel não é nada lucrativo.

Gostou destas dicas? Então aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos através das suas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!