sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Dicas para economizar combustível em seu carro

Você não precisa deixar seu carro parado em casa para economizar

Fonte: pexels.com

















MELHORE SEU DESEMPENHO

Poupar nem sempre é uma tarefa fácil, porém nos dias de hoje quando se trata em combustível, a população brasileira anda em alerta a qualquer notícia.

Depois da greve dos caminhoneiros que observamos nas semanas anteriores, precisamos ponderar e pensar como podemos economizar.

Não existe mágica, porém existem atitudes que podem lhe ajudar a melhorar o rendimento do seu tanque de combustível, mantendo seu carro sempre com a revisão feita, dirigindo de maneira correta e abastecendo em postos de confiança.

DICAS DE MANUSEABILIDADE:

1- Mantendo os pneus calibrados, você garante um rendimento maior do seu tanque, visto que você deve calibrar a cada 15 dias.  Para saber qual é a calibragem do seu carro basta somente observar o manual do proprietário, ou na lateral da porta do motorista.

2- Peso: Quanto mais pesado estiver seu carro, mais combustível irá consumir, por isso nessa época de greve evite carregar muitas cargas, ou até mesmo fazer mudança com o seu veículo.

3- Aceleradas: Evite aceleradas bruscas, isso faz com que o carro gaste mais, e lembre-se que é Mito que você precisa aquecer o carro antes de sair. Nos modelos com injeção, esse aquecimento é feito pelo sistema.

4- No caso da gasolina aditivada, ela serve para manter o motor limpo, ou seja o consumo não é alterado devido a essa mudança.

5- Vidros abertos: Andar com os vidros abertos altera a aerodinâmica do carro, fazendo com que ele gaste mais combustível, ou seja não adianta desligar o ar condicionado e dirigir a 100 km/h. Irá gasta igual.

6- Evite aplicativos e acessórios demais em seu carro. Observe que os mesmos podem fazer com que você perca a garantia e aumentam seu consumo de funcionamento.

7- Filtros: Os filtros precisam ser trocados nas datas corretas. Em caso de entupimento, eles interferem na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais, já que a mistura fica de forma irregular.

8- Ar condicionado: Você não precisa passar calor, mas em dias amenos pode andar com ele desligado fazendo com que o carro economize pelo menos 20%.

9- Rodas alinhadas: se o carro estiver com a geometria fora de alinhamento, isso fará com que o carro gaste mais combustível, ou seja o alinhamento é fundamental.

Os carros mais novos e econômicos conforme pesquisa realizada são o Ônix e Sandero a venda em Curitiba, por outro lado, não podemos deixar de lado o clássico Volkswagen Gol, que além de ser econômico, também possui um ótimo motor.

Com tradição de mais de 25 anos no mercado, o Gol em Curitiba embora seja um carro muitas vezes considerado fora época, em 2018 ele chega com tudo, agradando principalmente os amantes de carros mais esportivos e espaçosos.   

TIPOS DE COMBUSTÍVEL: ESCOLHA O MELHOR PARA O SEU DIA A DIA

Existe uma grande variedade de combustíveis, você deve observar qual será a melhor opção para o seu dia a dia. Existem hoje em dia opções de abastecimento tanto por combustíveis, como por energia. Observaremos aqui apenas os principais combustíveis, como exemplo: gasolina, diesel, etanol, querosene, metanol etc.

EXEMPLOS DE COMBUSTÍVEIS.

• Gasolina: É um tipo de combustível muito usado em motores endotérmicos, vinda do petróleo é transformado em gasolina a partir de vários processos, dentre eles a destilação que é o mais comum.

• Diesel: É um dos combustíveis que é obtido a partir do petróleo, sua estrutura é composta por átomos de carbono, hidrogênio, e pequenas concentrações de enxofre, nitrogênio e oxigênio, e que por isso em sua composição, torna-se tóxico e inflamável. O Diesel é muito utilizado em furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas etc.

• Etanol: É um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, se utiliza a cana de açúcar para a sua produção já no caso dos Estados Unidos e México é utilizado o milho.  Ele é utilizado tanto para a fabricação de bebidas alcoólicas como para combustível para automóveis. Nesse período de greve no Brasil o medo se tornou tão intenso que as pessoas estavam colocando álcool de cozinha ou álcool utilizado em hospitais em seus veículos, prejudicando o funcionamento e rendimento do mesmo.

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Economizar combustível é quase que uma regra para quem anda de carro, afinal, ele está com um preço muito alto e só vem crescendo mais nos dias atuais.

O valor do combustível nas refinarias e terminais aqui no Paraná é muito inferior ao pago por nós consumidores. Um terço do valor “preço” é da Petrobras. O preço na bomba encontrada por nós nos postos de gasolina inclui a carga tributária e a ação dos demais agentes do setor de comercialização e vendas sejam eles: importadores, distribuidores e revendedores.

Enquanto a Petrobras anuncia uma redução de preços no Diesel o preço da gasolina só aumenta e por diversas vezes essa redução de valores nunca é sentida pelo consumidor final.

Os impostos estão abusivos e mesmo com a greve os consumidores de Etanol e gasolina continuam sofrendo com o aumento de valores.

GASOLINA ADULTERADA – VALE O RISCO?

O combustível adulterado pode sim é te dar muita dor de cabeça. Principalmente no caso do álcool que para aumentar as medidas muitos postos misturam água.

Mas ainda pode ficar pior, pois existem aqueles que adicionam solventes à gasolina para aumentar o volume, o que também pode gerar sérios problemas ao motor, devido ao alto poder de corrosão desses produtos.

Combustíveis adulterados e de baixa qualidade comprometem os componentes do sistema de alimentação e funcionamento do veículo.  Exemplos disso são a bomba, filtro, bico injetor, velas e até mesmo válvulas, cabeçote, pistões, anéis e cilindros que apresentam um mal funcionamento e desempenho com a queima de combustível adulterado.

COMO POSSO DESCOBRIR SE MINHA GASOLINA FOI ADULTERADA?

Os sintomas são de fácil diagnostico, o veículo perde potência, apresenta falhas, tem um consumo excessivo de combustível, e existe a dificuldade em se dar partida no seu automóvel, mesmo se for aquele carro usado em Curitiba que você tanto tem interesse.

Quando isso acontecer o ideal é que você remova esse combustível e abasteça num posto de sua confiança. E exija sua nota fiscal, ela é sua segurança caso algo ocorra e posteriormente você poderá provar que o combustível de má qualidade veio do posto no qual consta na nota.

Todo cuidado é pouco e fazendo um pouco de tudo isso descrito acima, fará com que você economize e mantenha seu carro usado ou novo rodando por muito mais tempo. Aproveite todas estas dicas e compartilhe este post em suas redes sociais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!