quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Aquele do "Não poderia ser mais divertido!"

 Hahahaha ou Rararara ou ainda heheheh... é claro, que ao escrever durante o processo eleitoral municipal que é imposto pela lei e pela democracia brasileira, eu não poderia começar esse texto com outra expressão que não a de risada. Sim, é muita risada. Eu sei, eu não deveria rir de coisas assim mas não tem como não rir de tudo que já vi/ouvi/li nesse pleito eleitoral. Ainda bem que a campanha não deve durar mais que 1 mês senão acho que meus músculos da região abdominal iriam travar de forma irreversível de tanta risada que estou dando. É muito risada mesmo.

Você talvez não ache a mesma graça e não culpo você, que talvez até ainda acredite nesse conceito de democracia. Afinal de contas, até onde podemos considerara democrático um pleito que nem ao menos as pessoas sabem a função de cada participante e ainda assim, precisam eleger essas senhoras, senhores e também os senhor"x"s. Sim, pois agora, não podemos mais considerar gênero né, eu seria no mínimo um imprudente.

Mas vamos aos fatos: elegeremos o "cabeça" do executivo - e com ele toda uma equipe de indicados que chegarão*. Elegeremos 39 representantes para o nosso legislativo municipal. Você sabe o que faz um legislador e o que faz um executor? Hum, se não souber, não serei eu que explicarei para você. 

Porém, vou relatar algumas das promessas que já ouvi, claro que não citarei nomes, identificarei apenas a ideia através de um número. Farei comentários mas os deixarei entre  ( ), bele?

É divertido:

1 - acabar com cargos comissionados e investir esse montante em educação. Ainda, é a promessa de que o passe estudantil será feito de forma completa. (Primeiro, ela vai ter que ser uma quase ditadora para acabar com cargos comissionados, e mesmo que ela consiga isso, ela jamais vai ter poder para investir tudo em educação. Não funciona assim. E o passe escolar, o passe livre ou qualquer coisa que gere gratuidade para um, tem que ter uma contra partida, que é que vai pagar a conta?)

2 - acabar com a falta de água em Curitiba - (esse foi mais emblemático para mim até agora. Primeiro porque Curitiba, depende quase que exclusivamente da região metropolitana para ter água e assim sendo, quero saber com esse candidato fará? Cavará poços artesianos por toda Curitiba ferrando ainda mais o aquífero Guarani? - tem como levar a sério isso?)

3 - Tem um que falou que vai criar ciclofaixas em toda Curitiba, pois as pessoas demoram muito tempo no transporte coletivo e vivem muito apertadas. (será que ele tem a noção de que, ao andar de bicicleta, uma pessoa que sai do Pinheirinho e trabalha no Centro, levará mais tempo de biclicleta do que de ônibus? Ele vai cobrir as ciclovias para os dias raros de chuva? Ah, tem como levar a sério um desses?)

4 - Tem um que, já teve sua chance e agora está prometendo as mesmas coisas que já havia prometido, aqui eu me comprometo, mas fazer o que. Já ouvi a promessa de que o terminal de não sei onde será reformado, que fará também a interligação das cavas para que juntas elas acumulem muita água, enfim... (primeiro, não é função do município ainda isso. Para cuidar das água ele precisa montar uma empresa ou comprar a atual, precisa também passar por alguns processos, e água, minha gente, é algo que fica embaixo da terra, quem lembra disso? Outra coisa, reforma em terminais e outros bens municipais deveriam ser prioridade de qualquer candidato, mas são na verdade, apenas jogos de campanha, ou seja, promete, promete e promete e não cumpre)

5 - Outro prometeu criar um minha casa minha vida da prefeitura. Através desse programa ele vai construir casas para todos que não tem onde morar, e eu, não tenho então, acho que vou escolher esse. Alias, ele também promete que na gestão dele, não haverá nenhum desocupação, ou seja, ele já está afirmando que, mesmo que a justiça determine, no governo dele, não será executada a ordem, então, brasil... (Mesmo sabendo que não passam de falácias, não dá pra desconsiderar que um cidadão desse tem grandes chances de ganhar, né!)

Enfim, a coisa está tão divertida que estou tentando nem acompanhar até porque, eu tenho BRL 7,02 para pagar a multa dos dois turnos. Sim, eu pagarei a multa mais uma vez. Eu não participo disso, eu prefiro lavar minhas mãos, eu prefiro que você e os demais, escolham por mim. Afinal, ganhei o 1, 2, 3, 4, 5, enfim, o que ganhar vai entrar com a caceta e a gente com o tobis. (desculpe a analogia pornográfica, mas é mais ou menos assim mesmo)

Escolher entre o que tem é sinônimo de que já sabemos que vai continuar ruim. Afinal de contas, a política no Brasil não é para o povo, aqui, é cada um que se salve. Triste, mas é assim mesmo.

Não concorda?

Então vamos lá. Porque não trocamos os 39 vereadores, que custam um dinheiro muito alto, por 200 ou 300 lobistas? Uma olhadinha básica na câmara de vereadores, já perceberemos que temos vereadores que defendem os animais, outros os donos de farmácia (será que ainda?), aí tem os que trabalham para os deficientes e os que trabalham para os postos de gasolina e assim por diante. Não, eles deveriam trabalhar para todos e não para setores específicos. Sendo assim, tira essa função e colocamos 200, 300 lobistas, cada qual defendendo um setor da sociedade.

Sim, lobistas. Porque ser vereador pode ser uma profissão e ser lobista social não?

Pense, apenas pense.

#Fui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!