sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Vamos de? --> Respeite os mais velhos...

 Hoje, ao chegar em um dos ambientes onde presto serviços e ouvindo conversas alheias, me deparei com uma frase, novamente frases, que me causou um pensamento mais demorado. Normalmente, tudo que vem dessa pessoa em questão, entra por um ouvido e sai pelo outro, mas dessa vez, fiquei pensativo. A frase em questão foi a seguinte:

"Cuidado quando for falar com a (fulana), porque ela é dessa jovens que acham que sabem tudo que eu aprendi na vida e tem apenas 26 anos..."

Veja, eu sei o contexto no qual foi usada essa frase. E mesmo nesse contexto essa frase só mostra uma coisa na minha opinião: ignorância e idiotice.

Ignorância porque, talvez para esse senhor, o fato de ser senhor signifique sucesso, riqueza, fama ou algo assim. E não é bem o caso, mas não vou entrar no mérito.

Idiotice porque, ao invés de estimular a conversa entre gerações, o retardado faz o contrário, aumenta o abismo que existe. Jovens e velhos, cada qual, tem sua experiência de vida. Eu, por exemplo, ter vivido 44 anos não me dá maiores chances ou melhores conhecimentos que meu filho de 18 anos. Não... Ele tem as experiências de vida dele e terá muitas mais, nem por isso ele é inferior ou superior a mim. Eu, por exemplo, segundo meu pai me tornei um computador, pois pesquiso e posso dizer que sei muita coisa. De como funciona uma porca autotarrachante até como é o mecanismo que move os flaps numa asa de Boing 737. 

Mesmo sabendo como funciona um sistema de injeção de combustível direta ou então qual a função da sonda lâmbda num automóvel, nada disse me coloca numa posição melhor ou pior do que ninguém. Eu sempre aprendi com pessoas de todas as idades, homens, mulheres e outros, brancos, índios, amarelos e negros. Sempre amei conversar com pessoas mais velhas para ouvir histórias que, se eram ou não verdade, para mim tanto faz, o contato é que valeu a pena de qualquer forma.

Esse cidadão, tem por primazia, achar que está num patamar que nem nas próximas duas encarnações conseguirá, pois a ele falta algo tão simples quanto intangível: humildade. Aprendi com meu pai quando tinhas uns 10 anos, acho, que humildade não significa pobreza, por isso digo que humilde, são poucos. Eu mesmo preciso aprender ser humilde, pois com essa soberba de achar que sei de tudo - e por mais que muita coisa eu realmente saiba - me colocar nessa posição apenas me afasta das pessoas que vivem e sabem viver.

Porque eu preciso saber, por exemplo, como funciona a política brasileira se para viver, eu nem preciso dela?

E, se experiência de vida valesse tanto assim, com toda certeza, seria pré-requisito de contratação. E não é, aliás, é exatamente o contrário, o melhor é você ser novo e sem experiência pois só assim, o mercado tende a te absorver.

É isso, bom fim de semana a todos e vamos nessa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desabafe!